Inovação

Cientista cria colírio que poderia curar catarata sem cirurgia

por: Redação Hypeness

A catarata é responsável pela metade dos casos de cegueira no mundo. Mesmo assim, a cura para a doença ainda depende de uma cirurgia complexa e nada acessível. Mas, se depender de um grupo de pesquisadores da University of California San Diego, a solução para a doença pode estar mais perto do que nunca.

O time de pesquisadores publicou recentemente na revista Nature que está desenvolvendo um colírio que pode ser capaz de dissolver a catarata. A tentativa é decorrência da descoberta de que pacientes jovens que sofrem de catarata não produziam um hormônio esteroide conhecido como lanosterol.

Com esse dado em mãos, os cientistas começaram a realizar experimentos. O primeiro deles foi a aplicação de uma solução contendo o hormônio em células do cristalino humano, o que apresentou bons resultados. Depois disso, foram realizados testes em animais com resultados surpreendentes: um grupo de treze coelhos com catarata severa foi tratado com a solução e 11 deles apresentaram melhoras significativas. Os testes em humanos devem começar em breve e podem ser o avanço que algumas pessoas esperavam na busca pela cura da doença.

conjuntivite

Foto via

Publicidade


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Restaurante em Israel serve somente carne de frango produzida em laboratório