Inovação

Cientistas podem ter descoberto forma de reverter células cancerígenas em células saudáveis

por: Redação Hypeness

Todos sabemos que o câncer é uma doença grave, que atinge milhões de pessoas no mundo inteiro e que pode ser fatal. Mas você sabe exatamente o que acontece no organismo que desenvolve a doença?

Basicamente, câncer é o nome dado a diversas doenças que têm como fator comum o crescimento desordenado de células. O tempo todo as nossas células saudáveis se multiplicam, mas elas sabem quando parar. O mesmo, contudo, não acontece com as células cancerígenas. Como um carro sem freios, elas se dividem descontroladamente, dando origem a tumores.

Depois de décadas tentando descobrir o porquê isso acontece, cientistas da Mayo Clinic, na Flórida (EUA) não só mataram a charada como também encontraram uma forma de impedir a multiplicação das células com câncer. Eles chegaram à conclusão de que os “freios” para o crescimento das células normais estão em pequenas moléculas chamadas microRNAs. Quando os microRNAs entendem que é hora das células pararem de se multiplicar, eles estimulam a produção de uma proteína chamada PLEKHA7, que bloqueia o processo de divisão celular.

cancer-celulas Imagem © Wikimedia Commons/Dr. Cecil Fox

Descoberto isso, os cientistas injetaram moléculas de microRNAs em tecidos humanos com células cancerígenas e, para a felicidade geral, conseguiram fazer com que as células doentes parassem de se multiplicar. Grosso modo, a ciência acaba de criar um par de freios ABS para esse carro desgovernado chamado câncer. Agora, resta saber se o método vai funcionar em testes feitos diretamente em pacientes com câncer.

Essas células [cancerígenas] já não têm mais o PLEKHA7. Ao restaurar o nível de PLEKHA7 ou de microRNAs nessas células, elas voltam a ser benignas. Agora, nós estamos trabalhando em formas melhores de entregar essa solução”, afirmou ao Telegraph UK o professor Dr. Panos Anastasiadis, que está à frente da pesquisa.

Estaremos perante mais “um pequeno passo para o homem, mas um salto gigante para a humanidade“?

cancer-celulas3

Imagem © Wikimedia Commons/Sarah Kayb

cancer-celulas2

Imagem © Mayo Clinic

cancer-celulas4

Imagem © Wikimedia Commons/Wilfredo Rodríguez

Publicidade


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Noivas deslumbrantes que dispensaram os vestidos brancos – ou mesmo qualquer vestido – para seus casamentos