Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
A capacidade criativa do ser humano está reunida em duas vertentes na mostra “Invento – As Revoluções que nos Inventaram”: arte e grandes invenções dos últimos 150 anos. Com cerca de 35 obras de 30 artistas contemporâneos mundiais, a exposição em cartaz na Oca, em São Paulo, une tecnologia, ciência, interação e até mesmo um sanatório que mistura arte e psicologia.
O poder de transformação de inventos como o rádio, o elevador, a máquina de escrever e o carro, é o fio condutor da exposição. Multidisciplinar e interativa, traz conteúdos exclusivos sobre a importância histórica de cada criação, além de um catálogo com todo o material da mostra e texto assinado pelo historiador americano Joshua Decter.
Logo na entrada, um enorme Domo Geodésico, estrutura arquitetônica esférica composta por triângulos e muito cálculo, traz interatividade para o público. No caso, as pessoas podem se divertir balançando cada vez mais alto lá dentro. Outro destaque vai para a guitarra elétrica Bender Distortocaster personalizada por Andy Warhol para Lou Reed, da lendária banda Velvet Underground, em 1967. O instrumento foi inspirado na famosa banana em decomposição que estampou a capa do disco de estreia da banda e se tornou um forte símbolo na cultura musical.
Na instalação interativa Experiment in F#Minor, de Janet Cardiff e George Bures Miller, diversos tipos de caixas acústicas foram garimpadas em antiquários para serem acionadas pela presença do público. Quanto mais pessoas se aproximam das caixas, mais densidade ganha o som da orquestra, fazendo da ação um processo de criação coletiva.
Já Julian Opie, responsável pela identidade visual de bandas como U2 e Blur, representa o celular como uma extensão do corpo humano na atualidade. Sua chamativa obra, a a animação Mechanic, reproduz uma silhueta em movimento que está focada no aparelho enquanto caminha.
Outra obra interessante que faz uso de luz é Crepúsculo, de Christian Boltanski. Foram colocadas 480 lâmpadas incandescentes que queimarão uma a uma, de hora em hora, até o final da mostra, fazendo alusão ao fim da comercialização deste tipo de bulbo, inventado por Thomas Edison há anos atrás. O artista Olafur Eliasson traz à tona uma invenção importante em Little Sun. No caso, criou uma lâmpada LED a energia solar capaz de fornecer luz por até dez horas, criada pelo artista com o objetivo de favorecer populações que não têm acesso à eletricidade.
Uma das obras mais curiosas e divertidas representa o elevador, que para o artista Leandro Erlich é muito mais do que um meio de transporte, sendo um ambiente de encontros. Em Elevator Pitch, que reproduz um elevador de verdade, as portas trazem surpresas a cada vez que se abrem. Ainda pelos imensos espaços da Oca, é possível notar um “caminhão invisível”, uma TV que mais se parece com um robô, uma instalação barulhenta feita com betoneiras o em sincronia, dois fuscas que lembram o símbolo taoísta yin-yang e muitas outras maluquices.
E falando em maluquice, uma das coisas mais legais da mostra é o trabalho Sanatorium, de Pedro Reyes. Se pondo à solidão do divã na psicanálise, o sanatório montado na exposição propõe aos visitantes uma experiência terapêutica coletiva. São seis ambientes participativos, nos quais o brincar e a conexão com o outro têm papel crucial, inspirado pelo método de Paulo Freire e as terapias de Lygia Clark e Augusto Boal.
Invento @ Oca | Até 04.10.15
Parque Ibirapuera (São Paulo) – subsolo e 1° andar
Av. Pedro Álvares Cabral – Portão 3 – SP
Tel.: (11) 5082 1777 Horários: terça a domingo, das 9h às 17h – Entrada gratuita
Todas as fotos © Brunella Nunes | Hypeness
Publicidade
A África do Sul tomou a dianteira do debate imigratório. Esqueça políticas reacionárias, muros e fronteiras...
Para quem vê de fora, acha que a Campus Party se resume a uma festa nerd. Ao adentrar no espaço deste ano, em sua...
O que faz 6,5 mil pessoas de diversas partes do Brasil subirem a Serra do Mar, em Santa Catarina, em pleno Carnaval,...
A Pontifícia Universidade Católica (campus Consolação), PUC-SP, rendeu-se à arte urbana para receber a mostra...
Um jogo de tiro em primeira pessoa, uma animação indicada ao Oscar e uma cirurgia de transplante de coração. Pode...
No último domingo, foi inaugurada na capital paulista a exposição "Sensações do Futuro". E, logo na manhã...
A notícia da vinda de Malala ao Brasil causou frisson desde o primeiro anúncio. Como jornalista, fiquei emocionada...
Já faz tempo que as pessoas não buscam mais beber somente pelos efeitos do álcool. Cada dia mais, vemos lançar...
Era um novembro atípico. A chuva chegou tarde e as alterações ambientais já davam as caras, arrastando a estiagem...