Cobertura Hypeness

Focada em design, feira MADE reúne peças colecionáveis e novidades em SP

por: Brunella Nunes

A criatividade é a grande propulsora na hora da criação de itens para casa, empresas, lojas, restaurantes e até mesmo se espalha pelas ruas da cidade. O design tem se consolidado como fonte artística e revela toda a sua importância na MADE, feira internacional de design colecionável em SP, que reúne peças de design vintage e contemporâneo entre os dias 12 e 16 de agosto, com entrada gratuita durante os dois primeiros dias.

O evento é sediado no Jockey Club de São Paulo durante o mesmo período da Design Weekend-DW!, um importante festival do segmento que tem o objetivo de promover a cultura do design e suas conexões com arquitetura, arte, decoração, urbanismo, inclusão social, negócios e inovação tecnológica. A MADE – Mercado, Arte e Design – traz à tona exposições e instalações de renomadas galerias de design e designers, como Irmãos Campana, Marcelo RosenbaumA Lot Of e Passado Composto.

Além disso, há um espaço coletivo que reúne cerca de 30 designers emergentes e estúdios nacionais e internacionais, revelando novos talentos, incentivando novas produções e, consequentemente, a ampliação da cultura do design a milhares de pessoas. Foi por lá que conheci pessoas criativas e dispostas a experimentar coisas inusitadas, como é caso da designer e arquiteta Andrea Bandoni. “Gosto bastante de referências amazônicas, como as peças que fiz com madeira de seringueira e látex, mas quis tentar algo diferente com essas peças de pixo, que é tão renegado pela sociedade”, contou ao Hypeness, mostrando um jogo de louças, taças e panos com tipografia de pixação, desenvolvida por ela após estudos, e ao mesmo tempo com um toque delicado.

MADE-46

MADE-49

Quem também exibe peças curiosas é a designer Bianca Barbato, que me fascinou com seus aviõezinhos de parede, que remetem aos de papel, feitos em  metais nobres como o cobre e o latão. As mesas da série Tramas, feitas em metal ou latão escovado, também são objetos de desejo. Mas havia muitas peças maravilhosas e interessantes por estes corredores, com bastante coisa feita em madeira e metais.

MADE-54

MADE-56

MADE-51

Conversei também com Oliver Wayman, diretor da Bottletop, marca que reúne moda, design e desenvolvimento social por meio de anéis de latinhas, pintados com tinta automotiva. O material é bastante popular no artesanato brasileiro, e no caso, ganha novos moldes junto com materiais nobres e parceria com artistas e estilistas renomados, como Dona Karan.  A fundação de mesmo nome conta com a ajuda de cerca de 20 artesãos em Salvador, na Bahia, além de criar fundos para a educação em projetos brasileiros e africanos. “Estava no Brasil para criar um álbum musical e minha mãe viu essas bolsas. Daí veio a ideia e a ligação com o Brasil”, explicou.

Enquanto isso, o artista Alê Jordão chamava a atenção com suas instalações em neon na série “The Neon Traffic Dealer – Shopaholic”. Com curadoria de Baixo Ribeiro, o artista convida o público a um “mercado ilusório”, seja voltando de uma viagem ou simplesmente carregando suas compras no supermercado. “A luz de neon é simplesmente uma paranoia delirante, e quando exposta à desconstrução de marcas, se torna cada vez mais provocativa e sedutora”, justifica Jordão.

MADE-34

MADE-23

MADE-24

Já a Electrolux apresentou, de maneira criativa, sua nova empreitada: um jogo de panelas de cerâmica. Por meio da instalação “Atração”, a marca expôs os itens junto com um jogo de luz, espelhos, efeitos sonoros e 60 cooktops flutuando no espaço da sala, que dão a impressão de estarem sendo atraídas pelo conjunto da nova linha de panelas de cerâmica Electrolux Infinite AmpliCook, à venda no mercado a partir de setembro.

A inovação do produto fica por conta do material, que pode ser levado à indução por meio de um sistema de atração de partículas, podendo ainda ser levado direto do freezer para o calor e ser utilizado em qualquer eletrodoméstico.

MADE-27

MADE-26

MADE-28

Esta é uma boa oportunidade de abraçar o design como fonte de inspiração, arte e tecnologia, que nos presenteia com suas linhas, cores, formas e beleza. A cada passo, um encantamento pelos espaços do Art & Design Village do Jockey Club.

MADE-22

MADE-15

MADE-18

MADE-19

MADE-20

MADE-8

MADE-63

MADE-62

MADE-59

MADE-44

MADE-43

MADE-39

MADE-37

MADE-52

MADE-45

MADE-31

MADE-29

MADE-21

MADE-65

MADE-67

MADE-58

MADE-71

MADE-68

MADE-14

MADE-12

MADE-72

MADE-4

MADE-73

MADE – Mercado, Arte, Design @ Jockey Club | Entre 12.08 e 16.08.2015   Av. Lineu de Paula Machado, 1173 – São Paulo   Horário de funcionamento:  12 a 16/8: Aberto para o público, sendo: De 12 a 14/8: das 15h às 21h 15/8: das 12h às 21h 16/8: das 12h às 20h   Ingressos: 12 e 13/8: Entrada gratuita 14, 15 e 16/8: R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia: estudandes e idosos)

Todas as fotos © Brunella Nunes | Hypeness

se-2

Publicidade


Brunella Nunes
Jornalista por completo e absoluto amor a causa, Brunella vive em São Paulo, essa cidade louca que é palco de boa parte de suas histórias. Tem paixão e formação em artes, além de se interessar por ciência, tecnologia, sustentabilidade e outras cositas más. Escreve sobre inovação, cultura, viagem, comportamento e o que mais der na telha.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Chilli Beans cria óculos com lente 3D para relançamento da coleção Harry Potter