Empreendedorismo

Em SP, novo espaço gastronômico tem pratos orgânicos a R$ 15 feitos por jovens da periferia

por: Redação Hypeness

Como transformar áreas públicas subutilizadas e, ao mesmo tempo, auxiliar moradores da periferia a empreender? A gastronomia de rua tem sido a alma de São Paulo (SP) nos últimos meses, com a inauguração de dezenas de foodtrucks e a realização de festivais com foodparks. Mas embora seja “de rua”, é inegável que a cultura dos foodtrucks é elitizada e um jovem que tem vontade de empreender no ramo mas não sabe por onde começar talvez nunca a tenha a chance de tentar.

Foi assim que o Instituto Mobilidade Verde, em parceria com a prefeitura e com a iniciativa privada, criou o Cozinha SP, um novo espaço gastronômico na Praça dos Arcos, próximo à Avenida Paulista, em que containeres serão usados para a venda de alimentos feitos por jovens da periferia. E mais: os ingredientes serão orgânicos, provindos de hortas de pequenos agricultores locais.

Durante um ano, o container terá um novo cozinheiro por mês. Jovens interessados em participar do projeto passarão por um treinamento, em que lhes será ensinado tópicos que vão desde a preparação dos pratos desejados até a gestão do negócio. Além de fazerem o curso e de poderem por em prática o aprendizado por um mês, todo o dinheiro obtido com a venda dos pratos fica com o cozinheiro, que poderá investi-lo em seu próprio negócio.

Com o preço fixo em R$ 15, os pratos contarão sempre com uma opção vegetariana e o menu é variável. Como os alimentos vêm de pequenos agricultores, a disponibilidade dos alimentos é inconstante, forçando a criatividade do cozinheiro para adaptar seus pratos. “O fato de ter que trabalhar com o alimento que estiver disponível no dia será um aprendizado e tanto para os cozinheiros. Já para os clientes, será garantia de estar comendo um alimento sempre fresco“, afirmou Lincoln Paiva, presidente do Instituto Mobilidade. A inauguração do espaço aconteceu no último domingo, 23.

cozinha-sp

cozinha-sp2

cozinha-sp3

Todas as fotos © Heloisa Ballarini/Secom

Via O Globo

Publicidade


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Periferia é potência: mais de 60% dos domicílios do Complexo da Maré são próprios