Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
Em 2007, o corretor de imóveis e eventual historiador John Maloof estava em busca de material para compor um livro sobre bairro de Chicago Portage Park. Ele comprou em um mero leilão local uma caixa com 30 mil negativos.
Ao revelar alguns filmes descobriu que se tratavam de fotos de rua feitas nas décadas de 1950 e 60 retratando principalmente as ruas de Chicago e Nova York: crianças, cenas cotidianas e vários autorretratos. A única pista que tinha sobre a autoria daquelas imagens era um nome escrito num envelope: Vivian Maier. Sua árdua pesquisa em busca da fotógrafa misteriosa só obteve resultado em 2009, quando leu uma pequena nota no obituário publicado no Chicago Tribune. Maloof entrou em contato com os entes de Maier e descobriu que ela nascera nos Estados Unidos e passou a vida trabalhando como babá.
Provavelmente a artista não apresentou seu trabalho que produziu durante toda sua vida para ninguém. Ela os guardava junto com outros pertences em guarda-móveis da cidade, que foram abandonados com o tempo. Eles foram parar no leilão onde Maloof, por fim, comprou o restante do material, totalizando a aproximadamente 150 mil negativos.
Vivian Maier foi uma cronista de sua época e sua técnica aguçada para a fotografia continua sendo um mistério. Em 2013 foi lançado um documentário intitulado Finding Vivian Maier, onde vários especialistas discorrem sobre as obras da artista.
Foi publicado no Brasil o livro escrito por Maloof Vivian Maier – Uma fotógrafa de rua. Suas fotografias também foram exibidas por aqui durante os meses de abril e maio deste ano no MIS através da exposição O mundo revelado de Vivian Maier.
Para saber mais sobre Vivian Maier e acessar suas obras acesse o site oficial da fotógrafa.
Todas as imagens © Vivian Maier
Publicidade
Não basta uma câmera fotográfica de um celular e um aplicativo de edição de imagens para fazer de alguém um...
Ensaio belíssimo do fotógrafo Brent Mail, com mulheres nuas e nuvens de giz.
O fotógrafo Steve Mccurry rodou o mundo fotografando crianças de nacionalidades e culturas diferentes criando um...
Esta é daquelas histórias que você se derrete todo porque simplesmente é inevitável. A amizade entre bichos e...
Se ainda hoje o patriarcado tenta fazer com que as mulheres se submetam aos homens e se aceitem como seres de segunda...
O fotógrafo William Goldner registrou como era a vida em bordéis no século 19. As imagens foram descobertas apenas...
Em tempos de selfies, smartphones cada vez mais potentes e uma imensa gama de aplicativos especializados, qualquer um...
As fotografias censuradas no Instagram já renderam o que falar. Na teoria, a rede social proíbe a publicação de...
Com um nome bem sugestivo, a usuária do Instagram Girl Eat World encontrou uma maneira bem criativa de registrar...