Sustentabilidade

Mulher conta o que aprendeu após passar 200 dias sem comprar nada novo

por: Redação Hypeness

Olhe para todos os objetos que você possui em casa. Quantos deles você realmente precisa? A engenheira Assya Barrette se deu conta de que estava vivendo com muito mais do que, na verdade, precisava. Assim que seu pai faleceu, ela logo tratou de vender e se desfazer de objetos que pertenciam a ele. Foram caixas e mais caixas de materiais de escritório, objetos de cozinha, roupas e móveis. Então, ela decidiu que não queria ser como ele, não nesse aspecto.

Iniciava aí uma jornada de 200 dias em que ela se propôs a não comprar nenhum objeto novo – as únicas exceções ficaram por conta de alimentos, claro, medicamentos e produtos de higiene. Fora isso, sempre que precisasse de algo, ela iria buscar o produto em brechós, sites de venda de usados ou simplesmente pediria emprestado a alguém. Eis o que ela aprendeu:

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Foto CC Emily Poisel

1. Já tem coisas demais no mundo – A quantidade de produtos de segunda-mão disponíveis assustou Assya. Segundo ela, são jogados fora objetos em bom estado enquanto novos são fabricados, o que não faz sentido algum.

2. Compras são feitas por impulso – Muitos dos itens usados que encontrava eram, na verdade, novos. As pessoas compram por impulso e acabam usando o produto pouquíssimas vezes ou, em alguns casos, nem tiram a etiqueta.

3. Há um estigma sobre produtos usados – Afinal, todos querem vender para brechós as roupas que não usam mais, mas comprar de segunda-mão?

4. Economia – Sua conta bancária nunca esteve tão cheia!

5. É melhor comprar de uma pessoa do que de uma empresa – Em suas compras por classificados, ela conheceu vendedores, em sua maioria honestos e gentis, e chegou à conclusão de que prefere dar seu dinheiro a pessoas do que a grandes corporações.

6. Eu quero ou eu preciso? – Assya aprendeu que nem sempre ela precisava daquilo que queria comprar. Às vezes, as coisas são apenas “legais de se ter”.

E você, toparia um desafio como esse?

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Foto CC Kate Hiscock

[Via Collective Evolution]

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Redação Hypeness
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