Inspiração

O banco na China que oferece produtos e serviços para quem praticar boas ações

Redação Hypeness - 20/08/2015

Muita gente acredita que boas ações movem o mundo e há até quem tenha ficado conhecido por aí como profeta escrevendo pelos muros que “gentileza gera gentileza“. Mas… e se algumas boas ações gerassem também benefícios palpáveis no mundo real? Essa é a ideia do “banco moral” que foi implementado na cidade de Yanji, na China.

A ideia é beneficiar boas ações através de um sistema de pontos, que podem ser trocados por diferentes serviços. Obviamente, nem todas as bondades são iguais. Pequenos atos de generosidade, como devolver uma carteira perdida, por exemplo, valem 50 pontos, enquanto ajudar alguém a sair de uma situação perigosa pode render de 300 a 500 pontos no programa.

Entre os benefícios, os cortes de cabelo são os mais fáceis de obter, custando apenas 150 pontos. Bons samaritanos com uma maior pontuação podem arrecadar até mesmo um check-up médico ou uma faxina grátis. Mas, quem prefere fazer boas ações sem ganhar nada em troca, poderá conquistar o título de “modelo moral da comunidade” ao alcançar 6.000 pontos. Bem que a iniciativa poderia ser copiada por aqui, não acham?

boaacao1

Foto: Reprodução Youtube

Publicidade


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.


X
Próxima notícia Hypeness:
Covid mata João Acaiabe, o ‘Tio Barnabé’ do ‘Sítio do Picapau Amarelo’