Seleção Hypeness

Seleção Hypeness: 15 lugares em SP que todo amante de cerveja precisa conhecer

por: Brunella Nunes

Enquanto uns torcem o nariz, outros não vivem sem ela. O fato é que ao longo dos anos tem se propagado a ideia de que cerveja não serve só para “encher a cara”, mas para se apreciar e degustar, assim como um bom vinho. Para a nossa sorte, São Paulo teve um boom de cervejarias artesanais, incluindo lojas, bares e brewpubs que se espalham por toda a cidade.

Pode ser que leve um tempo até que você se acostume ou consiga se render à bebida, mas nada melhor para combater o calor do que uma Pilsen gelada, trincando, servida num copo que foi armazenado no freezer (saudades, hein! isso deveria ser item obrigatório nos bares). Mas, eis que se propagam diversos outros tipos e marcas de cerveja, como Stout, Lager, Ale, Bock, para citar as mais conhecidas.

Há uma infinidade de opções pela cidade para saborear uma boa Indian Pale Ale (IPA), de sabor acentuado e um tanto amargo, ou todas as outras, Witbier, Weiss, Pilsen e o que mais você quiser. Na Seleção Hypeness de hoje foi difícil selecionar apenas 15 delas, mas priorizamos preço, originalidade do que é servido, localização (selecionando por várias regiões), qualidade e carta de cervejas. Enfim, chegamos as tais conclusões depois de muita (e “árdua”!) pesquisa dos lugares visitados:

1. La Fraternité

Uma casa em Moema sedia o negócio aberto por três amigos. Na frente, um food truck está quase sempre à postos para matar a fome da galera, enquanto uma lousa mostra os cinco chopes nacionais e importados do dia, entre eles, o Burgman em versão Weiss e IPA, vendido a um dos melhores preços da cidade. Além disso conta com mais de 100 rótulos para levar ou beber por ali, e nas terças-feiras rola promoção de chope até às 21h, dia típico pra ver os mesmos rostos por lá, incluindo o meu!

lafraternite

La Fraternite

2. Cervejoteca

A loja simples e sem frescura tem o maior acervo de cervejas da cidade e um dos maiores do Brasil. Nas recheadíssimas prateleiras, mais de 730 rótulos nacionais e importados estão à mercê do cliente, que conta com a ajuda de Sommeliers para a escolha. Além disso, o espaço oferece cursos na área e pretende ter brassagem própria. Nas duas unidades há algumas mesas e programação que conta com o preparo de comida em alguns dias da semana.

cervejoteca

3. Brewdog

A primeira unidade fora de território europeu de uma das cervejarias mais famosas do mundo chegou fazendo barulho e agora já virou parada obrigatória de cervejeiros. Cerca de 20 torneiras de chope, que devem ser retirados no balcão, abrigam geladas da marca própria e cervejarias convidadas, a preços um tanto salgados, porém a qualidade compensa o crime. Um container do lado de fora vende garrafas de mais de 200 rótulos e a casa promove eventos aos fins de semana com a presença de lanchonetes convidadas. Ah! E permite que você leve seu melhor amigo cão.

brewdog

4. Cervejaria Nacional

A fábrica-bar em Pinheiros tem bastante espaço e nome consolidado na cidade. Além de vender kits e garrafas da marca própria, serve degustações de todos os tipos da casa, como Pilsen, Stout e Weiss, além de chope em copos de três tamanhos diferentes. No menu, que também mostra quais dos tipos harmonizam melhor com a comida, boas porções como costelinha na cerveja e até sobremesas feitas com a bebida.

Cervejaria-Nacional

5. Delirium Café

Não faz tanto tempo que uma das melhores cervejarias do mundo pousou em São Paulo. A belga Delirium Tremens, famosa pelo simpático elefantinho rosa, oferece 24 torneiras de chope de marca própria e convidadas, além de ter 400 rótulos disponíveis na geladeira. Além de servir petiscos, tem um espaço para eventos e cursos, e double chope em plena segunda-feira.

deliriumcafe

Delirium Cafe

6. Empório Alto dos Pinheiros

O espaço agradável e despojado está estufado com 650 rótulos de cerveja, disponíveis nas prateleiras e geladeiras, incluindo a larger Wäls EAP, filha da casa. No balcão, 33 torneiras de chope fazem a alegria dos sedentos, incluindo uma strong ale da Delirium. Na hora da fome dá para pedir pratos, sanduíches e porções.

eap

alto dos pinheiros

7. Cervejatorium

O espaço na Vila Mariana é uma boa opção no bairro, abrigando vários rótulos na geladeira e três chopes nas torneiras, em versão de 300ml e 500ml. Os preços já foram melhores, mas ainda está entre os mais honestos da cidade. Food trucks de espacialidades diferentes estão sempre marcando presença na porta, de terça à sábado.

cervejatorium

8. Empório Sagarana

Um cantinho mineiro, especialista em cachaças e com 50 opções para degustar no bar, acabou abrindo espaço para 150 rótulos de cervejas especiais. Além de contar com torneiras de chope, tem como vantagem boas promoções, sempre divulgadas no Facebook. De terça a sexta, em horários noturnos, dispõe cinco chopes com direito a double. Doces em compota e queijo artesanal estão entre as delícias mineiras servidas na casa.

Outra opção do mesmo grupo é o bar Aé Sagarana, na Vila Madalena. Por lá, 30 rótulos de caverja, 40 de cachaça e 21 torneiras de chope fazem a alegria da moçada. No menu, hambúrgueres feitos com ingredientes mineiros matam a fome.

emporiosagarana

Sagarana

9. Armazém 77 

Este é um endereço que preza somente por rótulos nacionais, revelando o quanto a produção tem aumentado e se diversificado no Brasil. São 235 rótulos disponíveis no empório, incluindo a ótima Três Lobos, e alguns chopes são servidos na simpática casa da Zona Leste. Uma máquina de pinball distrai a galera, assim como food trucks aos fins de semana e brassagens abertas no local.

armazem77

armazem-77

10. Beer Rock Club

Para quem está pela região do Ipiranga e quer tomar uma breja boa, o empório é uma boa opção. São 250 rótulos disponíveis das prateleiras e na geladeira, além de duas opções de chope para tomar, como o Dama IPA, que tem um bom custos benefício. Se a fome apertar, tem a tradicional Hamburgueria do Seu Oswaldo logo ao lado. Recentemente, foi inaugurado há poucas quadras dali o Beer Rock Bar, que serve mais opções de chope e lanches um tanto caros, porém, deliciosos.

beer rock club

11. Let’s Beer

Uma casinha bastante acolhedora abriga 250 rótulos de cervejas nacionais e importadas, incluindo até Rússia e Ilhas Fiji, escolhidas com a ajuda de Sommeliers. O empório promove degustações – gratuitas quartas e quintas-feiras -, palestras e cursos, além de ter sempre um chope com promoção durante a semana. Na vitrola, Bob Dylan e outros cantores de jazz, blues e rock costumam soltar a voz. Leve seu disco, escolha um livro sobre cervejas no acervo local para folhear enquanto toma umas e outras.

lets beer

12. Capitão Barley Cervejas Especiais

Loja e bar de cervejas especiais e cervejas importadas com mais de 400 rótulos rotativos num pequeno canto da Pompéia. Seis torneiras de chopes diferentes estão disponíveis na loja-bar. Entre eles está a Catalina Island, cerveja colaborativa entre Capitão Barley e Cervejaria Blondine. O espaço ainda promove a comilança através de cozinheiros convidados, que servem lanches no local em datas divulgadas pelo Facebook.

capitao barley

barley

13. Cervejaria Ô Fiô

No Morumbi, a casa tem um agradável espaço ao ar livre onde é possível provar algumas das 120 cervejas diferentes que constam no menu, muitas delas brasileiras. Só de São Paulo, são 25 rótulos distintos para degustar, junto com porções e sanduíches da casa.

o-fio

14. Les 3 Brasseurs

Numa mistura de fábrica, choperia e restaurante, a casa importada da França serve bons chopes da marca própria. Com quatro tipos fixos, vale aproveitar a promoção de double choppe e double petisco de segunda a quinta-feira. Porções e lanches acompanhados de fritas podem ser pedidos. Antes de ir embora, ainda há a chance de verificar suas condições no bafômetro disponível no brewpub.

les3

les 3 brasseurs

15. Frangó

Tradicional, o FrangÓ tem 28 anos de vida legítima na botecagem paulistana. O bar tem ao longo da história alguns prêmios acumulados por sua carta de cervejas, com 400 opções vindas do mundo todo. Para acompanhar algumas das seis opções de chope, vale pedir os petiscos famosos da casa, como as coxinhas de frango com catupiry e o frango grelhado temperado com especiarias.

Frango

Todas as fotos: Divulgação

faixa-selecao-hypeness

Publicidade


Brunella Nunes
Jornalista por completo e absoluto amor a causa, Brunella vive em São Paulo, essa cidade louca que é palco de boa parte de suas histórias. Tem paixão e formação em artes, além de se interessar por ciência, tecnologia, sustentabilidade e outras cositas más. Escreve sobre inovação, cultura, viagem, comportamento e o que mais der na telha.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Forever 21 apresenta pedido de falência e lojas podem ser fechadas