Inspiração

10 alimentos pelo mundo que você provavelmente não sabia que existiam

por: Redação Hypeness

Você já parou para pensar quem foi o gênio que olhou para uma mini-arvorezinha estranha, que viria a ser chamada de brócolis, e decidiu que ela ficaria deliciosa se cozida com um pouco de sal? E quem foi o visionário que olhou para o líquido branco que saía das tetas de vacas e pensou em transformá-lo em queijo?

Em todo o mundo há centenas de milhares de vegetais, frutas, animais e seus derivados que servem de alimento aos humanos. Contudo, apenas uma pequena parte disso está realmente presente na gastronomia de cada cultura – e pode acreditar, apenas uma partezinha dessa parte está na sua lista de alimentos do dia a dia.

Mas que tal diversificar? Separamos 10 alimentos curiosos que são consumidos mundo afora e que, muito provavelmente, você nem sabia que existiam.

1. Tarântulas fritas

alimentos-diferentes

Foto CC Jaiprakashsingh

P-r-o-t-e-í-n-a! Cansado de peito de frango e ovo cozido para manter a dieta em dia? Os insetos e aracnídeos são conhecidos por serem boas fontes de proteína, mas pelo menos aqui no ocidente, não fazem parte do cardápio. Em países asiáticos, contudo, esses bichos são consumidos com frequência e não raro fazem parte de pratos da alta gastronomia. As tarântulas fritas, por exemplo, são servidas com um molho de limão e pimenta e fazem sucesso no Camboja.

2. Haggis

alimentos-diferentes2

Foto CC Jonathunder

Ao som de gaitas de foles, os escoceses fazem belos banquetes em que um dos pratos principais é o Haggis. Tradicional da gastronomia da Escócia, a delícia nada mais é do que um bucho de carneiro recheado com vísceras e farinha de aveia. O coração, pulmão e fígado do animal são misturados a cebola, temperos e aveia, que são então colocados e servidos dentro do estômago do carneiro. Viscoso, mas gostoso?

3. Sannakji

alimentos-diferentes3

Foto CC LWY

Se os Mamonas Assassinas cantavam que o bicho estranho era o gergelim, mal eles sabiam que as sementinhas são o menos esquisito desse prato típico coreano. O Sannakji nada mais é do que o nakji, um pequeno polvo, que é cortado vivo e servido na hora. Cobertos por sementes e óleo  de gergelim, os pedacinhos de polvo ainda se mexem no prato enquanto são saboreados. Você encararia?

4. Patas de urso

alimentos-diferentes4

Foto © Trip China Guide

Se os escoceses gostam mesmo é de buchada de carneiro, um dos pratos mais cobiçados na China consiste em patas de urso. Há séculos presente nos menus dos restaurantes mais conceituados e nos banquetes de gala, o prato desapareceu nos últimos anos devido a um esforço pela preservação dos ursos – mas o mercado paralelo infelizmente continua firme e forte para satisfazer a vontade de quem tem grana para bancar a gastronomia ilegal. A carne pode ser consumida de diversas formas, como em tortas salgadas ou cozida.

5. Nopales

alimentos-diferentes5

Foto CC Paul Asman

Se o cara que descobriu que brócolis não só era “comível” como também gostoso foi um grande visionário, o que dizer da pessoa que olhou para o Nopal Cactus, um tipo de cacto bem espinhento, e decidiu dar uma mordida? O vegetal é bastante consumido no México e tem sido usado como ingrediente em saladas e nas versões vegetarianas de tacos.

6. Huitlacoche

alimentos-diferentes6

Foto CC Guisquil

Quando o milho é atacado por uma doença causada por um fungo, geralmente ele é descartado. No México, contudo, esse milho vai direto para a panela e é tido como uma iguaria. Chamado de Huitlacoche, o milho com fungo é usado em recheios de quesadillas, tortillas e sopas. Ué, se a gente come queijos com fungos, por que não milho?

7. Ovo centenário

alimentos-diferentes7

Foto CC McJerry

Diferente do que o nome sugere, não se trata de um ovo de cem anos idade, mas um ovo de pato, galinha ou ganso que, misturado a argila, cinzas, sal e cal, é preservado por semanas e até meses. O resultado é uma gema cremosa e tonalidades que vão do verde claro ao quase preto.

8. Hakarl

alimentos-diferentes8

Foto CC Chris 73

Se comer tubarão já soa esquisito, imagina só se deliciar com tubarão podre? O Hakarl é um dos pratos típicos da culinária da Islândia e costuma ser servido em cubos, como acompanhamento de bebidas. Com odor intenso, a carne é congelada e descongelada múltiplas vezes durante um período de meses, até atingir um estado de putrefação. Vai um pedacinho?

9. Romanesco

alimentos-diferentes9

Foto CC Dinkum

Calma, não vamos falar sobre o glorioso brócolis novamente, mas sobre uma espécie de primo dele, o Romanesco. O vegetal é originário da Itália e chama atenção por sua forma geométrica. O alimento pode ser utilizado cru em saladas ou cozido e servido como brócolis ou a couve-flor.

10. Casu Marzu

alimentos-diferentes10

Foto CC Shardan

Você é do tipo que, se pensar muito, não come um Gorgonzola? Na ilha italiana de Sardenha, o que faz sucesso nas refeições é o Casu Marzu, um queijinho especial que é maturado com larvas de moscas. Muito macio, o queijo é modificado pela ação digestiva das larvas, que devem estar vivíssimas! Embora seja considerado uma iguaria, a comercialização do Casu Marzu foi proibida recentemente, após diversas pessoas morrerem intoxicadas.

*Esse post faz parte da parceria Hypeness e Electrolux Brasil, que criaram um canal especial (e bem inspirador!) sobre o prazer pela cozinha e pela gastronomia inovadora. Veja todos os posts aqui. Porque para nós #ComidaÉArte

Publicidade


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Médicos da linha de frente contra coronavírus ganham casamento surpresa em hospital