Arte

20 intervenções artísticas que já passaram pelo mundo e vale a pena rever

por: Redação Hypeness

A criatividade humana é um bem precioso, pois vai além do que podemos sequer imaginar. A arte de rua tem dado bastante foco para novos talentos, que fazem da rua uma grande galeria a céu aberto, transformando até mesmo a maneira como trafegamos pela cidade. Separamos 20 intervenções artísticas pelo mundo que provam o quanto o ser humano é capaz de surpreender. 

Num dia triste, é bem possível que a arte te salve do tédio e da chateação da vida. Muitas vezes os artistas se encarregam de criar obras divertidas, que interagem com o nosso caminho e nos tiram um sorriso do rosto. Já imaginou o quão sem graça seria a cidade sem os pequenos detalhes que a compõe, como cartazes com frases bonitas, intervenções interativas, graffitis questionadores?

Inspiradoras, contestadoras, engraçadas e chocantes, as obras de arte que invadem as ruas são certamente um dos nossos grandes triunfos e patrimônio. Mesmo que efêmeras, vale a pena tirar foto pra poder admirá-las depois, pelo resto da vida. E assim, mostramos algumas de nossas favoritas para vocês:

1. “Hot With The Chance of Late Storm

Pode ser que no Brasil seja impossível ver carrinhos de sorvete muito decorados como os dos norte-americanos, que são bem graciosos. O Glue Society se inspirou na sobremesa derretida para criar a escultura Hot With The Chance of Late Storm em 2006, durante o festival Sculpture by the Sea, em Sydney, Austrália.

InstalaçoesUrbanas (6)

2. “Hung Out to Dry”

Os franceses do grupo Generik Vapeur são sempre criativos. Em 2011, durante o festival internacional de artes Flurstücke 011, em Münster, na Alemanha, criaram esta instalação para integrar uma grande performance musical e pirotécnica.

InstalaçoesUrbanas (7)

Foto: Ingeborg.

3. “Cars Swallowed”

Em Taiwan, o edifício CMP Block tem uma instalação de arte que ganhou o mundo. Dois carros são engolidos pela natureza ou emergem dela. Talvez a ideia seria mostrar carros compostáveis?

InstalaçoesUrbanas (8)

4. “Às Margens do rio Pinheiros”

Outra instalação que deu o que falar é do paulistano Eduardo Srur, que colocou trampolins e manequins gigantes ao longo do curso de águas turvas do Rio Pinheiros, em São Paulo. A ideia genial chegou a causar problemas na época, porque motoristas presos no trânsito passaram a achar que as esculturas eram pessoas de verdade, tentando se jogar no rio, chamando a polícia, bombeiros e etc.

InstalaçoesUrbanas (5)

5. “Green Invaders”

Em 2012, durante o festival Nuit Blanche, o artista Yves Caizergues criou a instalação de luz que faz alusão ao Space Invaders, antigo jogo de vídeo-game. Foram espalhados centenas de “invasores” pela cidade de Toronto, passando antes por Singapura e Lyon, na França.

InstalaçoesUrbanas (10)

6. “Popped Up”

Em Budapeste, na Hungria, o artista Ervin Loránth Hervé criou a impressionante instalação “Popped Up”, na qual um homem parece emergir do gramado. A escultura gigante foi um dos destaques da feira e exposição Art Market Budapest e acabou ganhando o mundo.

InstalaçoesUrbanas (9)

7. “Tempo”

O brasileiro Alex Senna trouxe um bocado de amor para São Paulo durante a mostra “Tempo”, que esteve em cartaz neste ano na Tag Gallery, conforme você conferiu aqui no Hypeness. Paralelamente, foi colocada a escultura de um casal que namora sentado num banco da Praça do Verdi, em frente ao prédio da galeria. Um amor para recordar.

InstalaçoesUrbanas (1)

8. Aquário na cabine telefônica

É incrível a capacidade de artistas em dar vida nova à antigos objetos. Praticamente obsoletas nos tempos atuais, as cabines telefônicas ao menos não perderam seu charme e nas mãos de Benedetto Bufalino e Benoit Deseille são convertidas em aquários no meio da cidade. O projeto colaborativo vem sendo feito desde 2007 e já esteve em diversos festivais europeus de arte.

InstalaçoesUrbanas (2)

9. “stor gul kanin (big yellow rabbit)”

Animais gigantes são o forte do artista holandês Hofman Florentijn. Em 2011 ele convocou 25 artesãos voluntários para ajudá-lo a colocar um coelho gigante de 13 metros de altura na praça em frente à igreja St. Nicolai, em Örebro, na Suécia.

InstalaçoesUrbanas (3)

10. Pac-Man

Mais uma de Benedetto BufalinoBenoit Deseille na lista, porque eles merecem. Fazendo uso do jogo clássico Pac-Man, a dupla criou uma instalação de luz interessante durante o Festival das Árvores e Luzes de Geneva, da Suíça. O famoso personagem amarelinho continua sendo perseguido pelos fantasmas coloridos, todos iluminados.

InstalaçoesUrbanas (26)

11. “Monumento Mínimo”

A brasileira Nele Azevedo chamou a atenção de todos com a suas 5 mil pequenas esculturas de gelo da obra Monumento Mínimo, colocadas nas escadarias da Chamberlain Square, em Birmingham, Reino Unido. A instalação relembra os mortos da Primeira Guerra Mundial.

ARTS ICE 153965

12. “Waiting for Climate Change”

O artista Isaac Cordal sempre faz uso das miniaturas em suas instalações. Uma de suas obras de maior sucesso, que já esteve aqui no Hypeness, são os minúsculos políticos afundados em poças d’água pela cidade de Nantes, na França, apontando problemas socioambientais, como o aquecimento global.

InstalaçoesUrbanas (14)

13. “Meaning is Overrated”

O norte americano Mark Jenkins é outro que procura provocar o público sempre que possível, tendo até algumas obras consideradas exageradas e polêmicas. Espalhando instalações de pessoas falsas pelas ruas e com temática forte, ele já colocou um homem boiando num rio e uma menina na beira do topo de um prédio para alertar sobre suicídio e outros problemas sociais. Neste caso, optamos pela cama que colocou na rua, onde havia uma “pessoa” dormindo.

InstalaçoesUrbanas (23)

14. Umbrella Sky Project

Centenas de guarda-chuvas tomam as ruas da pequena cidade de Águeda, em Portugal, durante o mês de julho, encantando todos os que passam. Intitulado Umbrella Sky Project e produzido pela Sextafeira Produções, o festival dos guarda-chuvas coloridos e suspensos tornou-se em pouco tempo um verdadeiro viral, com várias fotos espalhadas pela web.

InstalaçoesUrbanas (16)

15. “Troublin in Dublin”

Uma das mais divertidas da lista é a obra de Filthy Luker e Pedro Estrellas. Eles colocam enormes tentáculos verdes infláveis dentro de edifícios, criando uma instalação artística fantasiosa, que mexe com o imaginário popular. Na foto, um prédio em Dublin parece muito mais cool com seus tentáculos de mentirinha.

InstalaçoesUrbanas (27)

16. “The Telephone Booth

Em 2006, Banksy lançou sua instalação artística  “The Telephone Booth em Soho, Londres, uma cabine telefônica enorme, deformada e que sangra após ser atingida por um machado. Suas interpretações são inúmeras, mas dizem que a obra foi feita em alusão à queda da antiga forma de se comunicar, quando My Space e Facebook entravam em vigor na internet.

InstalaçoesUrbanas (18)

17.  “Blood Swept Lands and Seas of Red”

Feita também para relembrar as vítimas da Primeira Guerra Mundial, a instalação “Blood Swept Lands and Seas of Red” chamou a atenção de todos pelas mais de 800 mil flores vermelhas, colocadas uma a uma ao redor da poderosa Torre de Londres. A obra do artista Paul Cummins simboliza os mortos da Grã-Bretanha e suas colônias. Veja mais aqui no Hypeness.

InstalaçoesUrbanas (25)

18.Ravnen skriker over lavlandet

Lúdicas, as instalações de Rune Guneriussen são feitas em uma semana e não permanecem no ambiente em que são montadas, restando apenas fotografias como lembrança. Abajures antigos formam caminhos em meio a florestas norueguesas, com o intuito de causar reflexão sobre mistérios da vida, conforme já falamos aqui.

19. Tubo de tinta

Ao passar por um parque em Boulogne-sur-Mer, na França, o fotógrafo Steve Hughes avistou esta incrível instalação que simula um grande tubo de tintas, simulando que um caminho de flores laranjas saia de dentro dele. Ainda não se sabe quem foi o autor da obra.

InstalaçoesUrbanas (20)

20. “Fos”

Em Madrid, na Espanha, o restaurante vegetariano Rayen inovou na hora de pintar sua fachada e acabou fazendo um tremendo sucesso, conforme falamos aqui. A instalação, feita por Eleni Karpatsi, Susana Piquer e Julio Calma, foi feita com tinta adesiva amarela, alguns itens de decoração e uma luminária, criando a ilusão de um foco de luz sobre a porta do local. Simples e muito inteligente.

InstalaçoesUrbanas (1)_1

Todas as fotos: Reprodução

Publicidade


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Agenda Hype em casa: lives, filmes e delícias para entrar em julho com o coração quente