Sustentabilidade

“Airbnb dos refugiados”: site une migrantes e pessoas dispostas a compartilhar suas casas

por: Redação Hypeness

As imagens do desespero dos migrantes em fuga da guerra em seus países de origem têm chocado o mundo (a da criança síria na praia é uma das mais recentes). E, se existe alguma coisa que podemos aprender com elas, é que é essencial unir esforços, aproximar pessoas, ao invés de propagar o ódio, como tem acontecido em países como os Estados Unidos, que querem construir até mesmo um grande muro na fronteira com o México, ou a Alemanha, em que ataques contra não-europeus têm se tornado notícia rotineira.

Felizmente, em meio a tanta intolerância, um projeto alemão quer mostrar que ainda há empatia e amor por lá. Trata-se do Refugees Welcome, uma espécie de Airbnb dos refugiados. O serviço busca conectar imigrantes a alemães dispostos a oferecer abrigo digno a essas pessoas. Até agora, mais de 700 pessoas se disponibilizaram a receber refugiados e 26 deles, entre afegãos, nigerianos e sírios,  já estão abrigados em moradias alemãs. Para a surpresa dos desenvolvedores, há mensagens de todas as partes da Europa de pessoas que querem ajudar os refugiados e a expansão do serviço é uma possibilidade.

Um dos anfitriões é o professor Johann Schmidt, que divide seu apartamento com um iraquiano desde novembro de 2014. “Azad me conta sobre seu país o tempo todo e consegue explicar o contexto da situação em seu país usando termos simples. Eu já aprendi um bocado com ele e gosto muito de ouvir suas histórias“, contou ao The Guardian. O pagamento pela hospedagem é feito a partir de doações para o site e também para centros de atendimento aos refugiados.

refugiados

refugiados2

refugiados3

refugiados4

refugiados5

refugiados6

Todas as fotos via Refugees Welcome

Publicidade


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Coca-Cola desenvolve suas primeiras garrafas com pet retirado dos oceanos