Fotografia

Blogueira com doença crônica mostra as reações das pessoas ao postar foto de lingerie nas redes sociais

por: Redação Hypeness

A gordofobia vem sendo atacada por diversas mulheres plus size nos últimos tempos, mas uma delas resolveu ir além do discurso. Para mostrar como as pessoas ainda são preconceituosas com quem possui quilinhos a mais, a blogueira norte-americana Courtney Mina decidiu postar uma foto sua apenas de calcinha e sutiã nas redes sociais para acompanhar a reação de quem visse a postagem.

O detalhe é que Mina sofre com lipedema, uma doença crônica e hereditária que costuma afetar os membros, fazendo com que pernas e braços acumulem um tipo diferente de tecido adiposo. A blogueira sempre foi uma mulher grande e, por conta do preconceito, acabou desenvolvendo transtornos alimentares durante a adolescência. Depois de diminuir 6 números de manequim em poucos meses, ela reparou que havia perdido apenas barriga, costas, peito… Mas as pernas continuaram iguais.

Foi só após muito tempo que descobriu que a doença era a causa do problema. Segundo ela, um dos efeitos do lipedema é que “o tecido adiposo que se acumula não é algo que pode ser perdido com dieta ou exercício físico. Então, se você tem isso, está preso a ele – a menos que se faça uma cirurgia, o que só reduz o tecido, mas não o elimina por completo“.

mina1

Porém, ao contar sobre o problema e compartilhar uma foto sua usando apenas lingerie em suas redes sociais, Mina precisou encarar reações nada positivas sobre seu visual. Além dos trolls normais, que confessa ter ignorado facilmente, ela também precisou lidar com o que chama de “trolls preocupados“, pessoas que escondiam seu preconceito e falta de informação sobre o tema sob o pretexto de estarem preocupados com sua saúde.

Havia ainda aquelas pessoas que, apesar de não saberem nada sobre a doença que acomete a blogueira, se sentiam aptos para julgá-la. Se não bastasse, outras mulheres plus size acreditaram que ela estava prejudicando o movimento de aceitação do corpo feminino ao associá-lo a um diagnóstico médico.

Por fim, Mina conta que, apesar das críticas, a experiência também mostrou seu lado positivo: “Alguns me disseram que eu era linda do jeito que estava, enquanto outros queriam me apoiar pelo que fiz. Houve também quem felizmente compartilhasse seus casos ou suspeitas de lipedema e que ficaram muitos felizes de encontrar alguém com quem poderiam se comunicar“.

mina2

mina3

Fotos: Reprodução Instagram.

Publicidade


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Sessão de fotos de passaporte revela bastidores hilários sem zoom