Inspiração

Café gerenciado por jovem autista dá emprego e esperança a pessoas com deficiência

por: Redação Hypeness

O que uma mãe faz quando se dá conta que o filho jamais conseguirá oportunidades acadêmicas ou de trabalho devido ao autismo? Assim que Girlie Canoy viu seu filho Jose ser diagnosticado com a síndrome aos 12 anos, ela já sabia que muito preconceito e dificuldades aguardavam o garoto. Mas em vez de assistir a tudo isso de braços cruzados, ela decidiu dar a ele a oportunidade de fazer diferente: abriu uma cafeteria.

Junto aos seus outros cinco irmãos, Jose gerencia nas Filipinas o “Puzzle Café” (Café quebra-cabeças, em tradução livre, uma referência ao símbolo que representa o autismo) e às vezes trabalha como garçom. Bonito, bem arrumado e com um cardápio delicioso, o café é como qualquer outro, com a diferença de que a maioria dos funcionários são deficientes. Dez dos garçons que trabalham por lá são autistas e jovens com Síndrome de Down já passaram pela equipe. Na cozinha, a assistente também é deficiente e todos os funcionários são auxiliados por Ysabella, irmã de Jose, que estudou educação especial.

Segundo Ysabella, alguns clientes nem se dão conta de que os garçons são autistas, mas há casos em que as pessoas se irritam com a dificuldade de comunicação, inerente ao autismo. E aí é que o grupo tem a oportunidade para alterar a percepção que o público tem dos autistas, provando que apesar das dificuldades, eles conseguem trabalhar como qualquer pessoa. “Você percebe que estas pessoas não têm oportunidades, estamos felizes por fazê-las felizes“, afirmou Girlie à BBC.

puzzle-cafe

puzzle-cafe2

puzzle-cafe3

puzzle-cafe4

puzzle-cafe5

puzzle-cafe6

puzzle-cafe7

Todas as fotos © “Puzzle Café”

[Via Razões Para Acreditar]

*Esse post faz parte da parceria Hypeness e Electrolux Brasil, que criaram um canal especial (e bem inspirador!) sobre o prazer pela cozinha e pela gastronomia inovadora. Veja todos os posts aqui. Porque para nós #ComidaÉArte

Publicidade


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.


X
Próxima notícia Hypeness:
Dor nas costas: exercícios rápidos com esse rolo podem te ajudar a melhorar