Inovação

Como cientistas conseguiram fazer com que um paraplégico voltasse a andar sem usar dispositivos mecânicos

por: Redação Hypeness

Fazer um paraplégico voltar a andar pode parecer um daqueles milagres meio difíceis de se acreditar, mas a ciência acaba de realizar o primeiro experimento do gênero com sucesso, em um jovem de 26 anos. Depois de passar os últimos 5 anos acreditando que nunca voltaria a caminhar, uma nova técnica fez com que ele desse seus primeiros passos sem a ajuda de qualquer dispositivo mecânico.

A façanha foi uma conquista dos pesquisadores da Universidade da Califórnia aliada a muita força de pensamento do jovem, que sofria com lesões na medula espinhal. É claro que o processo não foi tão simples: primeiro, ele precisou fazer fisioterapia para fortalecer os músculos da perna. Depois dessa primeira etapa, foi preciso treinar para enviar sinais cerebrais específicos por meio de eletrodos que conectavam seu cérebro aos músculos das pernas.

O tratamento real começou com o paciente sentado controlando um avatar 3D e foi apenas após 19 sessões que ele finalmente conseguiu dar os primeiros passos, sendo auxiliado apenas por um apoio de mão. Ao todo, ele andou 3,6 metros sozinho. Pode parecer pouco mas, para quem passou cinco anos acreditando que nunca voltaria a andar, a conquista é gigantesca.

andar1

Por enquanto, não é possível realizar tarefas ou movimentos complexos, como subir uma escada, durante a caminhada. Mas, mesmo assim, o avanço abre novas possibilidades para quem já não tinha esperança de recuperar os movimentos. “Mostramos que é possível restaurar a habilidade de caminhar intuitivamente, com o controle do cérebro, após um dano completo da medula espinhal“, relatam os pesquisadores.

Confere só os primeiros passos do jovem:

Fotos: Reprodução YouTube

Publicidade


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Google apresenta recurso de voz para pessoas com deficiência visual