Inovação

Conheça a câmera que proíbe você de tirar fotos sem originalidade

por: Redação Hypeness

Sabe aquela foto na Torre Eiffel que todo mundo tem? E aquela pose no Cristo Redentor que todo mundo faz? Não precisamos nem falar nada sobre “segurar” a Torre de Pisa, certo? Em todos os pontos turísticos e monumentos pelo mundo, pode-se dizer que 99% das pessoas tiram as mesmas fotos. Incomodado com isso, o designer alemão Phillipp Schmitt decidiu criar a Camera Restricta, uma câmera fotográfica teimosa que se nega a captar uma foto se ela já tiver sido feita à exaustão.

Mais do que um produto mercadológico, a câmera é um conceito e propõe uma reflexão sobre originalidade e criatividade. Usando o corpo de uma câmera criado em impressora 3D, o designer acoplou um smartphone com GPS e conectado à internet. Toda vez que a câmera é ligada, ela compara a imagem captada pela lente às bilhões de imagens presentes na internet, sendo capaz de identificar se uma foto é clichê demais ou não. E se a resposta for afirmativa, a câmera simplesmente bloqueia o botão de disparo e proíbe você de clicar aquela foto. E aí, você levaria uma dessas para sua viagem de férias?

Camera-Restricta

Camera-Restricta2

Camera-Restricta3

Camera-Restricta4

Camera-Restricta5

Camera-Restricta6

Camera-Restricta7

Camera-Restricta8

Todas as fotos © Phillipp Schmitt

Publicidade


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Restaurante em Israel serve somente carne de frango produzida em laboratório