Inovação

Empresa cria concreto permeável que poderia combater enchentes nas cidades

por: Redação Hypeness

Desastres naturais ainda causam milhares de mortes todos os anos – e as enchentes estão entre alguns dos problemas mais comuns em terras brasileiras, desalojando centenas de pessoas todos os anos. Mas, ao que tudo indica, uma empresa britânica de materiais de construção pode ter encontrado a solução para o problema.

Se trata de um concreto capaz de absorver até 4 mil litros de água em menos de um minuto e que pode ser usado na construção de estradas. A solução, conhecida como TOPMIX, foi desenvolvida pela Lafarge Tarmac e promete ser uma saída para prevenir inundações ocasionadas por tempestades, além de evitar acidentes de carro em estradas molhadas.

O concreto permeável funciona com canais de drenagem incorporados, que faz com que ele tenha uma espécie de reservatório subterrâneo. A água que fica armazenada no local evapora em dias mais quentes, resfriando também a superfície. Porém, o TOPMIX não é recomendado para locais com temperaturas muito baixas, já que a água armazenada pode congelar, danificando o piso.

Confere só o material em funcionamento:

topmix1

topmix2

topmix3

Todas as fotos: Reprodução YouTube

Publicidade


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Ambev quer acabar com poluição de embalagens plásticas até 2025