Empreendedorismo

Estudante brasileiro cria solução inovadora (e barata!) para aumentar durabilidade das frutas

por: Brunella Nunes

Quem faz feira sabe a dificuldade imensa que é manter os alimentos frescos e bem conservados após alguns dias. Para solucionar o problema e evitar o desperdício, o estudante Josemar Gonçalves de Oliveira Silva, o Zeca, encontrou uma fórmula caseira e de baixo custo que promete ser uma solução inovadora para aumentar a durabilidade das frutas.

Aluno do curso de Biologia do Instituto Federal de Brasília, o jovem de apenas 20 anos fez muitas pesquisas até notar que uma fórmula composta de fécula de mandioca e óleo essencial de cravo-da-índia pode preservar os alimentos por mais tempo. Mergulhando frutas na solução criada por ele, com custo médio de 5 reais, viu que houve uma mudança na decomposição das mesmas, que ganharam em torno de 10 dias a mais de vida útil.

Zeca fez um estudo com bananas, e segundo uma pesquisa indicada por ele, 40% delas são perdidas por conta de doenças após a colheita, o que é muito desperdício. A fórmula então surge para impedir a proliferação de fungos e outros microorganismos, responsáveis por seus estragos.

conservar-alimentos-001

Isso acaba aumentando a vida dos frutos nas prateleiras de casa, do comércio e até na hora de exportá-los. O projeto intitulado Embalagem biodegradável e ativa com função antimicrobiana para aplicação em alimentos supõe, como o nome indica, uma nova forma de embalar os alimentos.

O futuro biólogo já está recebendo prêmios, como o de melhor projeto da IV Semana de Produção Científica do Instituto Federal de Brasília, além de ser convidado para estagiar na Universidade de São Paulo (USP), entre outras honrarias que sua descoberta tem lhe porporcionado.

Aqui você vê um vídeo sobre a invenção.

 conservar-alimentos-002

conservar-alimentos-004

conservar-alimentos-003

conservar-alimentos-005

Todas as imagens: Reprodução

Publicidade


Brunella Nunes
Jornalista por completo e absoluto amor a causa, Brunella vive em São Paulo, essa cidade louca que é palco de boa parte de suas histórias. Tem paixão e formação em artes, além de se interessar por ciência, tecnologia, sustentabilidade e outras cositas más. Escreve sobre inovação, cultura, viagem, comportamento e o que mais der na telha.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Loja virtual inova e oferece vestidos de noiva a partir de R$ 350