Inspiração

Igualdade: a partir de dezembro, mulheres poderão votar e se candidatar a eleições na Arábia Saudita

por: Redação Hypeness

Neste último domingo (30/08), iniciou-se o processo de registro eleitoral para que as mulheres da Arábia Saudita votem e se candidatem, pela primeira vez na História.

O decreto criado em 2011 e que somente agora saiu do papel foi uma iniciativa do rei Abdullah, falecido neste ano e apoiado pelo seu sucessor, o rei Salman.

As eleições irão acontecer no dia 12 de dezembro e, de acordo a rede Al Jazeera, estima-se que 70 mulheres se candidatem aos cargos, enquanto 80 pretendem atuar na campanha. A ideia inicial era de que a idade mínima para realizar o registro eleitoral fosse de 21 anos, porém, a idade foi rebaixada para 18. Entre os 1.263 centros de votação, 424 serão dedicados às mulheres.

Representantes do reino declararam ao Independent que este é “um marco significativo maravilhoso rumo a uma sociedade baseada na participação”.

No caminho em direção à igualdade, esse é o primeiro passo de muitos que as mulheres precisam conquistar, já que atualmente elas não podem estudar, trabalhar, tirar passaporte, viajar e casar sem a permissão de um responsável do sexo masculino.

Agora, porém, elas poderão participar das decisões políticas do reino, enchendo a todos nós de esperança por essa conquista.

mulheres sauditas

Foto © Hassan Ammar/AP

Foto de topo © REUTERS/Fahad Shadeed/Files

Publicidade


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Estúdio oferece tattoos grátis para cobrir cicatrizes de tentativas de suicídio