Inspiração

Microgreens: conheça os vegetais que têm até 40 vezes mais nutrientes que aqueles consumidos normalmente

por: Bruna Rasmussen

O momento certo de colher um vegetal é a hora em que ele já se desenvolveu em um tamanho normal. Mas se há algum tempo os vegetais “baby” têm ido contra essa premissa, é a vez dos microgreens mudarem tudo, tornando possível, gostoso e saudável comer vegetais “micro” colhidos até 14 dias após o plantio.

Desde os anos 90, na Califórnia (EUA), renomados restaurantes usam pequenos vegetais para decorar pratos. Chamados de microgreens, esses vegetais têm de 5 a 10 centímetros da folha à raiz e são como qualquer outro, com a diferença de que são colhidos prematuramente. Essa é a segunda etapa do desenvolvimento de qualquer vegetal, momento em que a planta pode acumular até 40 vezes mais nutrientes do que em sua fase final. Além de ser mega nutritivo, o vegetal colhido na etapa microgreen possui um sabor mais acentuado e uma textura diferente.

Os microgreens são colhidos logo após a germinação porque todos os nutrientes que eles precisam para crescer estão lá, e se eles são colhidos no momento certo, há uma alta concentração de nutrientes, o que contribui para o sabor e a textura“, afirmou Qin Wang, professor da Universidade de Maryland que participou de uma das pesquisas que atestou os benefícios dos microgreens.

Mas talvez a melhor parte dos microgreens seja a sua praticidade de cultivo. Por serem pequenos e não exigirem muito para se desenvolverem, esses vegetais podem ser plantados indoor, em casas e até mesmo apartamentos, mostrando-se uma boa alternativa para quem busca vegetais orgânicos, saudáveis e baratos.

microgreens

Foto © Milton Farmers Market

microgreens2

Foto © Emily Walter

microgreens3

Foto © David Sasuga

microgreens4

Foto © Oscar Quiroz

*Esse post faz parte da parceria Hypeness e Electrolux Brasil, que criaram um canal especial (e bem inspirador!) sobre o prazer pela cozinha e pela gastronomia inovadora. Veja todos os posts aqui. Porque para nós #ComidaÉArte

Publicidade


Bruna Rasmussen
Bruna escreve para a internet desde 2008 e tem paixão por consumir informação e descobrir coisas. Adora gatos, inovação e é curitibana – fala “duas vinas”, mas dá “bom dia” no elevador.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Ela adotou as quatro filhas da melhor amiga após ela falecer em decorrência de um câncer