Inovação

Piso removível e autolimpante fará parte de calçadão no centro de São Paulo

por: Brunella Nunes

O centro de São Paulo tem, nos últimos anos, passado por uma requalificação de peso para se tornar mais atraente, agradável e seguro para os moradores e turistas da maior metrópole do Brasil. Uma das medidas mais inovadoras para deixá-lo ainda melhor é a aplicação de piso removível e autolimpante, que fará parte do novo calçadão da região.

Com início neste ano e previsão de término para abril de 2016, o projeto piloto já foi iniciado na rua Sete de Abril. A nova pavimentação pegará uma área de 60 mil metros quadrados, que ganhará ainda nova iluminação e mobiliário urbano, como medidas de reaproveitar o espaço e valorizar o patrimônio público da cidade.

O piso de concreto, em formato de bloco, é resistente e possui dióxido de titânio, responsável por vaporizar matéria orgânica. Por meio da luz solar, suas propriedades são ativadas para a retirada de manchas, odores e até mesmo chicletes, aumentando sua preservação. O projeto ainda inclui piso tátil para deficientes visuais, inclinações para escoamento de água, balizadores retráteis no calçadão e lixeiras com acionamento hidráulico para evitar manchas e odores ruins.

Assim caminhará a cidade!

calcada

pisocentro

pisocentro2

pisocentro3

pisocentro4

Todas as fotos: Divulgação

Publicidade


Brunella Nunes
Jornalista por completo e absoluto amor a causa, Brunella vive em São Paulo, essa cidade louca que é palco de boa parte de suas histórias. Tem paixão e formação em artes, além de se interessar por ciência, tecnologia, sustentabilidade e outras cositas más. Escreve sobre inovação, cultura, viagem, comportamento e o que mais der na telha.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Drone capta imagens impressionantes de 64 mil tartarugas marinhas na Grande Barreira de Corais