Inspiração

Projeto brasileiro cria banco online que reúne currículos de moradores de rua em busca de oportunidades

por: Brunella Nunes

Segundo dados do IBGE, há 1,8 milhão de moradores de rua no Brasil, sendo 15 mil apenas em São Paulo. Além de enfrentar as dificuldades diárias, pessoas em situação de rua têm de lidar com o preconceito, já que são constantemente taxadas de ladrões, marginais e drogados. Visando reverter este quadro e dar novos rumos a estas pessoas, o projeto brasileiro Olhe reúne currículos de moradores de rua que estão em busca de oportunidades no mercado de trabalho.

A pesquisa citada no início do texto ainda revela que a maioria das pessoas que vivem na rua são alfabetizadas e não possuem vícios. Com grande potencial e criatividade, afinal, não sobrevivem longe de casa à toa, elas merecem chances assim como qualquer outro trabalhador. O Coletivo Criativo F5 criou então o primeiro banco de currículos online de pessoas em situação de rua para fazer a conexão com possíveis empregadores.

Ainda em fase inicial de formação, o projeto conta atualmente com quatro pessoas que compartilham suas histórias de vida e habilidades de trabalho, para que então possam arrumar um emprego e ganhar dinheiro. No momento, o site busca por mais parceiros para que possa ampliar as oportunidades e impulsionar a plataforma, levando a que mais gente seja beneficiada.

projeto-olhe2

No portal é possível ter acesso às quatro pessoas disponíveis e assistir a história desses quatro ex-moradores de rua, que lutaram para mudar de vida e hoje, apoiados por uma ONG, se encontram em abrigos da Prefeitura com uma perspectiva animadora e cheia de possibilidades. Que tal mudar o seu olhar e estender a sua mão?

Vale a pena assistir ao vídeo “Onde está o …?”, produzido pelo coletivo F5 em parceria com a produtora Usina Reality para divulgar o projeto:

projeto-olhe

Jorge possui mais de 12 anos de experiência em construção civil e reformas, além de diversos cursos complementares. Ele presta serviços de alvenaria através de sua empresa de construção.

projeto-olhe4

projeto-olhe3

Além da experiência como eletricista de manutenção, José foi palhaço de circo, desenvolvendo a paixão pelo teatro e pela expressividade. Escreve peças de teatro, textos em prosa e literatura de cordel.

projeto-olhe7

projeto-olhe6

projeto-olhe5

Natural de Jacarepaguá, no Rio de Janeiro, Marcelo já trabalhou em diversas cidades cozinhando para pousadas, restaurantes e instituições. Por 40 dias, foi responsável por cozinhar para a equipe do Programa Caldeirão do Huck.

projeto-olhe10

projeto-olhe9

Graduado em enfermagem, Eduardo acumulou experiência na área ao trabalhar em diversos e renomados hospitais.

Todas as imagens: Reprodução YouTube

Publicidade


Brunella Nunes
Jornalista por completo e absoluto amor a causa, Brunella vive em São Paulo, essa cidade louca que é palco de boa parte de suas histórias. Tem paixão e formação em artes, além de se interessar por ciência, tecnologia, sustentabilidade e outras cositas más. Escreve sobre inovação, cultura, viagem, comportamento e o que mais der na telha.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Suíça quer devolver dinheiro ganho com tráfico de escravizados para as Américas