Inovação

Projeto cria biblioteca para surdos em pequena comunidade africana

por: Redação Hypeness

No centro da África fica Burundi, um pequeno país de onde nasce o grande Rio Nilo. Lá está a cidade de Muyinga, uma comunidade em desenvolvimento que se baseia nas tradições de oralidade. Isso significa que muito é dito, pouco é escrito e as pessoas surdas são segregadas. Mas de alguns meses para cá, isso mudou. Uma biblioteca foi construída como parte de uma futura escola a fim de incentivar a cultura escrita, o aprendizado e proporcionar uma inclusão das crianças surdas à sociedade.

O projeto, do escritório belga de arquitetura BC Architects, é importante não só por incentivar positivamente os deficientes auditivos, mas por ter sido pensado e desenvolvido localmente. Toda a estrutura e os materiais utilizados foram adequados ao tipo da arquitetura e às necessidades locais, identificados após dois meses de pesquisa em campo. Com blocos compactados de terra e telhas de barro cozido, a estrutura oferece a ventilação adequada ao clima e proporciona às crianças um local agradável para a leitura.

Para a criação do espaço, contou-se com a ajuda da força de trabalho local, em que auxiliaram alunos, estagiários e ovens arquitetos. Em uma segunda fase de construção do projeto, será criada uma escola, em que os alunos surdos serão integrados à sociedade de forma ainda melhor.

Confira algumas fotos da biblioteca:

biblioteca-burundi

biblioteca-burundi2

biblioteca-burundi3

biblioteca-burundi4

biblioteca-burundi5

biblioteca-burundi6

biblioteca-burundi7

biblioteca-burundi8

Todas as fotos © BC Architects

Publicidade


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Kaiku: criação de pigmentos à base de frutas e vegetais quer mudar a arte para sempre