Inspiração

Refugiados no Brasil ensinam idiomas e criam intercâmbio cultural com os locais

por: Redação Hypeness

Estar longe de casa não é nada fácil, ainda mais quando se está em fuga devido conflitos, miséria e demais problemas em seu próprio país. Visando acolher e ainda oferecer uma atividade que beneficie a todos, o Abraço Cultural é um curso de idiomas ministrado por refugiados de vários países, com objetivo de promover a troca de experiências, inserção no mercado de trabalho, geração de renda e valorização pessoal e cultural dos professores.

A ideia inteligente, desenhada pela plataforma social atados, já cruza fronteiras e barreiras em suas raízes, gerando para os alunos, além do aprendizado de uma nova língua, a quebra de barreiras culturais e proporcionando aos refugiados novas experiências com a comunidade local, valorizando as diferenças.

Em 2016, a iniciativa desembarcou no Rio de Janeiro. São duas unidades com vagas para os cursos de inglês, francês, espanhol e árabe. Você pode optar pelo formato intensivo ou extensivo.

Milhares de pessoas foram formadas pelo curso, que agora está no RJ

O intensivo acontece em janeiro e junho. A duração é de um mês, com quatro aulas de duas horas cada por semana. O extensivo está disponível de março a junho e de agosto a dezembro. São quatro meses de curso, com duas aulas de 1h30 por semana.

O programa prevê ainda aulas culturais. Oportunidade para aprender mais sobre culinária, dança, literatura, cinema, curiosidades, política e história de um país diferente. Elas ocorrem em duas oportunidades no curso intensivo e uma vez por mês no extensivo.

Construção coletiva do saber

Somados, São Paulo e Rio de Janeiro despertaram o interesse de mais de 3.500 estudantes. Mais de 90 refugiados foram capacitados. O esforço coletivo rendeu R$ 2,5 milhões de reais de renda para refugiados.

Mais informações também no Abraço Cultural.

E-mail: contato@abracocultural.com.br

Publicidade

Fotos: Divulgação


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Filhos de pais conservadores dividem fotos da vida morando fora de casa