Seleção Hypeness

Seleção Hypeness: 10 lugares onde você pode curtir um cinema ao ar livre em São Paulo

por: Brunella Nunes

Publicidade Anuncie

Ah, como era bom viver na década de 1950, quando dava pra ver um filme sob a luz do luar entre topetes e vestidos rodados. Se você perdeu essa época, não se preocupe, pois os cinemas ao ar livre estão de volta e vieram para ficar. Em São Paulo, pipocam oportunidades para quem deseja voltar um pouquinho no tempo e curtir uma experiência diferente.

Entre documentários, curtas e longas metragens, as exibições ao ar livre tem feito um baita sucesso. Muitas vezes contam com programação gratuita e festivais, que acabam atraindo ainda mais gente para frente das telonas, seja em parques, praças, ruas, shoppings e centros culturais.

Em algumas ocasiões, DJs, food trucks e outras atrações são colocadas nos eventos, para tornar a experiência completa. Os cinemas ao ar livre tiveram seu auge entre 1950 e 1960 no Estados Unidos, quando eram no estilo drive-in, ou seja, as pessoas viam filmes de dentro de seus carros. Hoje a ideia é replicada de forma esporádica, fazendo a cabeça de quem não fez parte desta geração e demais saudosistas da época.

Para quem está na capital paulista, vale ficar de olho nestas sugestões da Seleção Hypeness:

1. Cine Autorama Shopping Continental

Até o dia 24 de outubro, às sextas e aos sábados, o Continental Shopping transforma seu estacionamento descoberto em um Drive-In. O programa Cine Autorama leva gratuitamente ao público grandes sucessos do cinema internacional, como “Titanic“, “Exterminador do Futuro”, “Matrix” e “Toy Story”. Para participar, é preciso fazer reserva e retirar o ingresso no Espaço Cliente – 1º Piso. É possível fazer a inscrição pelo site.

Cine Autorama

2. Jameson Cinema Club Mirante 9 de julho

O Mirante 9 de Julho, que já visitamos e falamos aqui, promete incluir filmes ao ar livre frequentemente na programação. Atualmente, quem fornece as sessões é o projeto Jameson Cinema Club. Com entrada gratuita, o evento aos sábados –  das 16h às 22h – até o dia 10 de outubro traz a exibição de longa metragens e festa com DJs no mesmo dia.

cinemaMirante

3. Toda pessoa traz na imaginação uma cidade – Instituto Tomie Othake

A mostra “Toda pessoa traz na imaginação uma cidade” invade o Instituto Tomie Ohtake até o dia 31 de outubro, projetando na fachada do prédio cinco documentários que exploram a experiência urbana a partir de trabalhos de artistas contemporâneos e retratam o choque entre culturas. As sessões gratuitas acontecem quinzenalmente, sempre às 19h30. Serão disponibilizados 70 lugares no dia das exibições. Aproveite para ver a exposição da Frida Kahlo no mesmo endereço, em cartaz até janeiro de 2016.

cinemaTomie

4. Cine Vista – Shopping JK

Até o dia 4 de outubro o público pode conferir o Cine Vista no shopping JK Iguatemi. O projeto traz uma programação variada que inclui 24 filmes, entre infantis, sucessos do Oscar 2015 e pré-estreias. Com três sessões diárias, a partir das 18h, o evento conta com almofadas e mantas para até 220 pessoas por sessão. A entrada, porém, não é gratuita: R$ 20 (infantil) e R$ 60 (adulto) + taxa de serviço.

CineVista

5. Cine na Praça – Praça Vitor Civita

Este é um dos pioneiros da cidade, que surgiu há uns anos e fortalece os cinemas ao ar livre. Com funcionamento na Praça Victor Civita até o final de 2015, as sessões acontecem às quintas-feiras, sempre em horário noturno. A programação pode ser conferida na página do Facebook.

Cine na Praca

6. Cinemateca

Vez ou outra a Cinemateca promove a exibição de filmes e festivais ao ar livre, na parte externa de seu belo espaço. Basta ficar de olho na programação e ver quando vai rolar novamente.

Cinemateca

7. Ciclocine

O Ciclocine promove sessões de cinema ao ar livre com energia elétrica gerada por bicicletas. Gratuita, a iniciativa leva as pessoas a repensar o uso da bicicleta como meio de transporte e contribuir com o aumento da mobilidade urbana e da segurança, respeito e consciência no trânsito. A programação pode ser conferida no site.

Ciclocine

8. Slowmovie

Desde 2011, o Slowmovie promove eventos muito bacanas pela cidade, incluindo sessões de filmes ao ar livre, Pic Nic, shows e oficinas. Em uma das ocasiões, ocuparam o jardim suspenso do Centro Cultural São Paulo. A programação pode ser acessada no site oficial.

Slowmovie

9. Cinecicletada

A CineCicletada, organizada pelo CicloColetivo e Okra Filmes, é uma atividade esportiva, cultural e social. Os eventos organizados por eles inclui passeio ciclístico noturno com projeções de cinema ao ar livre, encerradas com discotecagem.

 CineCicletada

Foto © Kimura Hideki

10. Auditório Ibirapuera

Outro endereço na cidade que acaba exibindo filmes no jardim é o Auditório Ibirapuera. Vez ou outra acontecem projeções na bela fachada assinada por Oscar Niemeyer. Vale acompanhar a programação para saber quando acontece de novo.

Cine Auditorio

Aproveito a oportunidade deste post para fazer um apelo dos bons: volta, CineCentro! Saudades da macarronada e do terraço…quem viveu sabe.

Todas as fotos: Divulgação

faixa-selecao-hypeness

Publicidade


Brunella Nunes
Jornalista por completo e absoluto amor a causa, Brunella vive em São Paulo, essa cidade louca que é palco de boa parte de suas histórias. Tem paixão e formação em artes, além de se interessar por ciência, tecnologia, sustentabilidade e outras cositas más. Escreve sobre inovação, cultura, viagem, comportamento e o que mais der na telha.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
MC Taya: “viciei em não usar sutiã porque é libertador!”