Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
Nós temos 5 sentidos, até aí nenhuma novidade, mas quantos deles você realmente usa para aproveitar ao máximo cada experiência da sua vida? Por hábito, acabamos deixando de vivenciar tudo o que poderíamos por nos acomodarmos com a visão, que tudo mostra ali prontinho, sem mistérios, sem nos deixar surpreender.
Mas alguns lugares pelo mundo resolveram inovar e mostrar que há muito mais além do ato de ver as coisas, e querem que as pessoas sintam mais. Seja jantares, bebidas ou até a presença do outro, eles buscam por formas mais sensoriais, obrigando para isso os visitantes a usar o cheiro, o paladar e o tato.
Por isso, o Hypeness decidiu apresentar 5 desses restaurantes pelo mundo, onde comer e beber é uma verdadeira experiência e onde o uso de todos os sentidos, menos o da visão, torna tudo mais especial (e tem brasileiro na lista!).
Vem conferir e ficar curioso para experimentar cada um deles:
Idealizado pelas psicólogas Elis Feldman e Maria Lyra, é o primeiro atelier de refeições “às escuras” no país. A ideia surgiu após uma viagem que ambas fizeram a Paris, onde desfrutaram de um jantar servido por garçons com deficiência visual, em um ambiente escuro e vedado. A experiência foi tão marcante que elas só tinham uma certeza, de que precisavam oferecer algo semelhante aqui. O cardápio muda sempre e você só pode tirar a vendo no final, para ver se sau bem acertando o que degustava.
A tradução literal do nome desse restaurante é “no escuro”. A proposta é oferecer experiência sensorial, social e humana na qual durante o jantar não há luz e alguns dos empregados são cegos, para que as pessoas sintam como seria ser um deles. Fundado em 2004, o sucesso é tão grande que hoje a franquia cresceu e tem casas também em Londres, Barcelona e S. Petesburgo. O conceito foi criado pelo Ethik Investment, um grupo europeu independente que trabalha na área da Inovação Social. Outra curiosidade do local é que nada de eletrônicos no momento da refeição, você pode pegá-los depois que terminar.
Assim como os outros, o jantar só começa a ser servido depois que todos estão vendados e o cardápio só é revelado ao final. Porém, essa opção às escuras acontece apenas duas vezes por mês lá e quem estiver na data pode ainda aproveitar a música ao vivo para sentir melhor a audição. Os tickets para o jantar, que dura 2 horas, são vendidos pela internet.
Um dos mais ousados nesses estilo no escurinho do jantar, um espaço grande em que muitas pessoas se sentam nas mesmas mesas e os garçons usam óculos de visão noturna para fazer o atendimento. Para o fundador do restaurante, na China, esse conceito vai além de apenas estimular os sentidos, ele comenta que o povo lá é muito tímido e que eles procuram o restaurante para s sentirem mais a vontade e corajosos para socializar.
Por último, mas nenhum pouco menos importante, esse é o primeiro restaurante no mundo com jantar às cegas, para ter ideia, ele existe desde 1999. O nome deles seria algo como a nosso brincadeira chamada de cabra-cega. Ele também é todo servido por deficientes visuais.
Fotos: Reprodução
Porém, nem só de gastronomia as degustações às cegas são feitas. Recentemente, recebemos um divertido e inusitado convite para apreciarmos uma degustação de bebida no restaurante Mocotó, em São Paulo. Vendas nos olhos, muito mistério sobre qual seria a bebida ou até mesmo de como seria a experiência. Todos os sentidos ficaram aguçados e, naqueles momentos, você escuta até o estalar da madeira da mesa.
Nosso anfitrião, o renomado sommelier de cachaça Leandro Batista, foi quem nos direcionou e conduziu a experiência. Nosso primeiro desafio extra sensorial foi sentir o cheiro de uma série de aromas dentro de uma cumbuca. O cheiro era delicioso e, para nossa surpresa, eram especiarias que encontraríamos na cachaça, que também começou pelo olfato, nada de visão ou paladar.
Enfim, chegou a hora de degustar mesmo e o que nós encontramos foi uma bebida saborosa, de qualidade e que se revelou ser a nova cachaça que chega ao mercado, Ypióca Cinco Chaves, o que pegou todos os participantes de surpresa, por ser leve e conceitualmente muito bem feita.
E acredite, o gostinho que fica na boca após bebê-la é uma agradável surpresa, uma mistura de baunilha e canela. Vale fazer o experimento em casa e curtir a bebida primeiro pelo olfato, depois pelo paladar e, por fim, quando todos seus sentidos estiverem ativados, usar a visão.
Ypióca Cinco Chaves pode ser encontrada em supermercados (Grupo Pão de Açúcar), empórios e bares bacanas de todo Brasil.
Dá uma olhada no vídeo:
[youtube_sc url=”https://www.youtube.com/watch?v=RU1KgXrXKyw”]
Todas as imagens: Reprodução YouTube
Se beber não dirija.
Não compartilhe com menores de 18 anos.
Publicidade
No ano passado, uma campanha de arrecadação de presentes de Natal para os velhinhos do Asilo São Vicente de Paulo,...
Já faz um tempo que a inteligência artificial da Amazon, a Alexa, ganhou popularidade com o público brasileiro. Com...
Thais Carla é uma inspiração. Talvez seja pela naturalidade com que a influencer e militante contra a gordofobia...
Futuras mamães adoram postar suas fotos grávidas pelas redes sociais e compartilhar com todos este momento...
Infelizmente, o respeito aos direitos humanos está longe de ser um princípio absoluto no Brasil. Mas a esperança...
Apesar de ser a atual campeã mundial de futsal down, até poucos dias atrás não estava certa a participação da...
Quando a periferia aparece na mídia, geralmente é para ser retratada de maneira negativa. No caso da música é a...
Algumas notícias que vamos recebendo pelo Brasil e um pouco por todo mundo têm o condão de quebrar um pouco mais...
A perda do melhor amigo é irreparável, mas quando se sabe que só resta algum tempo ao lado dele, nada melhor do que...