Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
Batata-frita, lasanha, nachos… Parece fácil saber onde cada uma dessas delícias surgiu e a gente aposta que você tem a resposta na ponta da língua. Mas talvez você se surpreenda ao saber que nem sempre as comidas têm a origem que acreditamos que elas possuem. Quer ver?
1. Batata-frita
Nem americanas, nem francesas. Esses ícones do fast food surgiram na Bélgica. Dizem que, no século 17, era comum pescar peixes pequenos e fritá-los nas proximidades do Rio Meuse. Só que, no inverno, o rio congelava e não havia peixes. A solução era cortar as batatas em forma de peixinhos e jogar na gordura. Durante a Primeira Guerra Mundial, os estadunidenses passaram pela região e apelidaram o prato de “french fries” – o francês era a língua falada pelo exército belga.
Foto © Cha Horn
2. Lasanha
Esqueça a Itália. A ideia da lasanha provavelmente surgiu na Inglaterra ou na Grécia Antiga. No século 14, uma receita bem parecida com a que conhecemos hoje já figurava no livro de receitas Fôrma de Cury, escrito pelo cozinheiro mestre Rei Ricardo II da Inglaterra. Quem defende a origem grega diz que até o nome do prato surgiu por lá. Mesmo assim, uma coisa é consenso: o tomate só foi adicionado à receita depois da chegada de Colombo às Américas, já que o fruto não era conhecido na Europa antes disso.
3. Nachos
Essa você acertou: surgiu no México. Mas a receita é bem mais recente do que a maioria das pessoas esperaria. Ela foi criada em 1943 por Ignacio “Nacho” Anaya, que trabalhava no restaurante Victory Club, na cidade de Piedras Negras, próximo à fronteira com os Estados Unidos. As esposas dos soldados do exército americano, localizados na base texana, costumavam passear pelo México e resolveram entrar no restaurante justo no dia que o cozinheiro havia faltado. Para não deixá-las na mão, Nacho improvisou na cozinha: misturou tortilhas de milho com cobertura de queijo e pimenta jalapeño e apelidou o prato de “Nachos especiales”.
Foto: Chef Buck/Reprodução Youtube.
4. Macarrão com almôndegas
O prato está longe de ser italiano – por lá, a combinação é até reprovada pelos amantes de uma boa macarronada. Apesar disso, a receita foi popularizada por imigrantes sicilianos ao chegarem aos Estados Unidos, no início do século 20, o que explicaria a confusão sobre a procedência do prato.
5. Croissant
Quer algo mais francês do que um croissant? Não será tão difícil de encontrar, já que o pãozinho feito com massa folhada é, na verdade, uma criação dos padeiros da cidade de Viena, na Áustria. Por lá, ela é conhecido pelo nada simpático nome de kipferl. A sua popularidade na França se deve à Maria Antonieta, que não perdia a oportunidade de devorar as delícias por volta de 1770.
Foto via
6. Chili
Uma iguaria falsamente mexicana, o chili com carne é, na realidade, uma receita oficial do Texas, nos Estados Unidos. No século 19, a delícia picante era composta por carne seca, gordura, condimentos e a pimenta chili, que dá nome ao prato. Para alguns texanos mais conservadores, a receita só é autêntica se tiver apenas carne e muuuuita pimenta – ou seja, a versão que leva feijão na receita não é muito aceita por lá.
7. Acarajé
Você se orgulhava do nosso brasileiríssimo acarajé? Pois é, mas saiba que sua receita tem origem no falafel, o bolinho de grão de bico árabe, que deu origem ao àkarà, um prato similar que se popularizou em países da África Ocidental por volta do século 7, e só então acabou virando aquele bolinho de feijão-fradinho frito no azeite-de-dendê que conhecemos tão bem por aqui.
8. Pizza
Mais uma vez, a Itália acabou ganhando a fama por um prato que não teve necessariamente origem lá. Os egípcios e os gregos foram os primeiros a ter a ideia de um lanche bastante parecido com a pizza. Foi só na Idade Média que o prato chegou às terras italianas e ganhou o recém descoberto tomate, vindo da América. Daí pra frente, a receita que conhecemos hoje acabou sendo moldada pelo gosto dos habitantes de Nápoles.
Foto © Tadeu Brunelli/Divulgação.
[via BrasilPost]
*Esse post faz parte da parceria Hypeness e Leão Fuze, que criaram um canal especial para fazer as pessoas pararem para pensar se perguntarem sobre temas diversos, desde sexualidade, gastronomia, crenças, curiosidades, relacionamentos ou comportamento humano. Para ler todos os posts, clique aqui e conte pra gente – #oquevoceacha?
Publicidade
Um assunto altamente relevante e atual são as impressoras 3D e suas aplicações práticas e próximas a qualquer...
Os especialistas do skate são capazes de manobras incríveis, entre as quais descer escadas. Mas agora até para os...
O Outback, rede de restaurantes australianos, anunciou mais um produto para os vegetarianos em seu cardápio. O Aussie...
Todo mundo sabe que HIV é coisa séria, mas o preconceito e a vergonha muitas vezes levam as pessoas – e...
Não adianta só gostar das mesmas séries. Para um relacionamento dar certo, os casais precisam também odiar as...
Se você gosta de tomar um vinho gelado, na temperatura certa para degustar todo o sabor e corpo da bebida, mas não...
A tecnologia tem nos auxiliado de forma grandiosa no que tange a acessibilidade, sempre de forma simples, mas muito...
Prédios abandonados, guindastes, pontes e catedrais... Você pode não perceber, mas as grandes cidades estão cheias...
Mesmo com todos os avanços da medicina ao longo dos anos, o parto ainda é uma condição de risco para muitas...