Cientistas da Faculdade de Ciências Veterinárias e Pecuárias da Universidade do Chile desenvolveram uma vacina contraceptiva que pode ser aplicada tanto em cães como cadelas. A fórmula foi criada em resposta ao número crescente da população canina no país.
A vacina foi desenvolvida a partir de uma fórmula já existente, usada para esterilizar porcos, e mostra-se uma opção barata para manter o controle de natalidade canina. Segundo o professor Leonardo Saenz, o efeito da vacina é semelhante ao de uma castração cirúrgica, porém dispensa os cuidados subsequentes que esta requer. Além disso, sua medida é reversível, baseada em alterações hormonais.
Ele conta que “a vacina é uma proteína recombinante gerada em Escherichia coli. A proteína é levada por organismos inclusivos que são purificados previamente em Escherichia coli, e criamos a vacina usando um polímero. A Quitosana é usada para porcos e esta fórmula permite, ou induz a formação de anticorpos que neutralizam o hormônio Betatrophin, e esses neutralizantes impedem a atividade reprodutiva. Não há progesterona ou estrogênio nas fêmeas e nenhum testosterona nos machos, o que bloqueia a atividade reprodutiva e é uma forma de castração imunológica“.
A vacina foi patenteada no Chile, Europa e Estados Unidos e está passando por novos testes em condições controladas. No Chile, a fórmula final terá que ser autorizada pelo Serviço Agrícola e Pecuário antes de ser comercializada.

Informações via Reuters; Imagens: Reprodução