Inspiração

Ao longo de 8 anos, mulher cria vídeo intimista para mostrar sua luta contra doença mental

Redação Hypeness - 21/10/2015

Quando tinha 10 anos, a norueguesa Ida Storm começou a cortar seus braços e pernas. Essa foi a maneira que ela encontrou de lidar com suas mudanças de humor abruptas e impulsividade. Demorou alguns anos, no entanto, até que ela fosse diagnosticada como Borderline, portadora do transtorno de personalidade limítrofe, que a transformaria em alguém diferente das outras pessoas.

Ida é do tipo oito ou oitenta, ame ou odeie, tudo ou nada. Com crises de ansiedade e também de depressão, o transtorno afeta a forma como ela percebe a si mesma e também nas atividades do dia a dia. Aos 18 anos, ela ganhou uma câmera de vídeo e começou a gravar clipes curtos em que fala sobre suas batalhas diárias e sobre como se sente. Os vídeos, captados ao longo de oito anos, foram transformados no filme “Ida’s Diary” (Diário de Ida, em tradução livre), que está disponível para aluguel no Vimeo.

A partir do filme, foi criado o vídeo “Being Ida” (Sendo Ida, em tradução livre), que nada mais é do que uma versão resumida da obra, em que estão presentes os principais pontos da luta da garota contra o Borderline.

Os clipes mostram a garota em momentos de reflexão, desespero e durante tratamento em unidades psiquiátricas. Ida fala sobre seus sonhos e desejos e sobre como não se sente louca, mas apenas diferente. A intenção dela ao compartilhar momentos tão íntimos de sua vida é mostrar para as pessoas que doenças mentais são reais e que afetam profundamente as pessoas, a ponto de que se machuquem e escolham caminhos tortuosos. Assista ao emocionante vídeo:

[youtube_sc url=”https://www.youtube.com/watch?v=1AT933LndLA”]

borderline

 

“Olá, meu nome é Ida”

borderline2

 

“Ida, você está tão insegura no momento”

borderline3

 

“Eu comi seis fatias de pão e ovos mexidos no almoço”

borderline6

 

“Me disseram que sou psicótica”

borderline7

 

“Na segunda-feira, vou fazer tratamento com choques. Estou tão nervosa em relação a isso”

borderline8

borderline9

 

“Eu estou indo para a minha unidade psiquiátrica, mas…”

borderline10

 

“Hoje é 9 de abril de 2011”

borderline11

 

“Seus sonhos não precisam se realizar, desde que você tenha sonhos”

borderline12

 

“Aqui” (Cicatrizes)

borderline13

 

“Eu nunca mais ia me cortar, mas me cortei ontem”

borderline14

 

“E não importa”

borderline15

Todas as imagens © YouTube/Reprodução

Via VICE

Publicidade


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.


Warning: file_put_contents(/var/www/html/wordpress/wp-content/themes/hypeness-new/functions/cache/twitter-stream-hypeness.txt): failed to open stream: Permission denied in /var/www/html/wordpress/wp-content/themes/hypeness-new/functions/social.php on line 410


X
Próxima notícia Hypeness:
Os utensílios essenciais para Yoga