Inovação

Cientistas criam robô que permite que pessoas tetraplégicas interajam apenas com o movimento dos olhos

Redação Hypeness - 06/10/2015

Nós estamos tão acostumados com os movimentos naturais de nossos corpos que muitas vezes esquecemos de pensar em como é a vida de quem não tem os mesmos movimentos. Porém, um recente experimento criado por engenheiros da Imperial College London promete permitir que pessoas tetraplégicas se expressem com mais facilidade no futuro.

O responsável por isso é um sistema que se assemelha a um terceiro braço e pode ser controlado apenas com o movimento dos olhos. A tecnologia foi pensada inicialmente como uma maneira de “estender o corpo humano com membros adicionais que sejam úteis na vida diária“, conforme conta Aldo Faisal, líder do projeto.

No experimento, cada olhar se reflete em um movimento natural do braço robótico, que já pode ser utilizado para pintar, como mostra o vídeo abaixo. Por mais que o avanço possa parecer pequeno, a ideia tem o potencial de se expandir futuramente e tornar-se um verdadeiro braço extra para quem perdeu os movimentos dos membros superiores.

Confere só a tecnologia em ação:

[youtube_sc url=”https://youtu.be/qiX8QQorPiY”]

olhar1

olhar2

olhar3

olhar4

olhar5

Todas as imagens: Reprodução YouTube

Publicidade


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.