Arte

Cingapura ganha cara nova com murais de artistas paulistanos

por: Brunella Nunes

Publicidade Anuncie

O mês de setembro trouxe não só a Primavera, mas novos ares para o Conjunto Habitacional Cingapura Água Branca, zona oeste de São Paulo. Através do projeto Revivarte, artistas paulistanos criaram murais incríveis em oito empenasd os edifícios, que estão agora com muito mais vida e valor artístico.

Com apoio da iniciativa ‘Tudo de cor para você”, da Tintas Coral, a ação contou com os artistas Bruno Paes, Bruno Perê, Italo e Suzue – selecionados pelos moradores por meio do 2º Edital Revivarte de Arte Mural –, além dos artistas residentes Mundano, Fel, RMI Subtu, que é o idealizador do Revivarte. “Nossa ideia é criar, por meio das pinturas, galerias de arte a céu aberto para esses lugares, melhorando a autoestima dos moradores, comentou.

Além das pinturas dos prédios, houve ainda um mutirão de pintura da quadra poliesportiva de cada comunidade com o envolvimento dos moradores de cada região. O projeto realizou também oficinas de arte e cines-debate com os moradores do Água Branca e do Conjunto Habitacional Parque do Gato, localizado no Bom Retiro, que recebeu as duas primeiras edições do programa.

Agua Branca_-13 (1)

A Coral tem dado apoio a iniciativas artísticas dentro de comunidades paulistanas, além de patrocinar o mural de alguns artistas, fornecendo tinta. Já o Revivarte foi criado em 2013 e é contemplado pelo Programa para Valorização de Iniciativas Culturais (VAI) de São Paulo. Desde então, os Cingapuras envolvidos já tiveram 34 prédios pintados com artes de grandes dimensões.

Os quatro artistas integrantes do projeto sempre estiveram ligados às causas sociais e abordam isso constantemente em seus trabalhos, tendo realizado intervenções significativas em São Paulo e arredores, além das atividades educacionais com crianças e adolescentes de comunidades.

Agua Branca_-11 (1)

Agua Branca__-12

Fotos © Lucas Kappaz

Suzue

Italo e Bruno Pere

Fotos © Juan David

AguaBranca2

AguaBranca

aguabranca3

Empena Fel foto por Cristiano Rolember

Mundao Subtu RMI e Fel por Cristiano Rolemberg

Fotos © Cristiano Rolemberg

aguabranca4

AguaBranca5

Fotos: divulgação

revivarte

Foto © Peter Hertel

*Esse post faz parte da parceria Hypeness e Natura, que criaram um canal especial para incentivar as pessoas a se apropriarem da cidade através da arte e das intervenções urbanas. Veja todos os posts do canal aqui. #urbanorecria #arteurbana

Publicidade


Brunella Nunes
Jornalista por completo e absoluto amor a causa, Brunella vive em São Paulo, essa cidade louca que é palco de boa parte de suas histórias. Tem paixão e formação em artes, além de se interessar por ciência, tecnologia, sustentabilidade e outras cositas más. Escreve sobre inovação, cultura, viagem, comportamento e o que mais der na telha.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Mauricio de Sousa se emociona ao ver filme da ‘Turma da Mônica’ no cinema