Inovação

Como pessoas com paralisia conseguem controlar o cursor de um computador com a mente

por: Redação Hypeness

A mente humana é tão poderosa que, mesmo quando o corpo falha, ela consegue formas de ir além. Em um recente estudo, dois pacientes com paralisia total do pescoço para baixo conseguiram controlar o cursor de um computador usando a mente e uma boa dose de tecnologia.

Toda vez que nós tentamos fazer um movimento, as células do nosso cérebro criam pulsos elétricos, que são transformados em mensagens de comando para os músculos, que, por sua vez, realizam a ação. Neste experimento, ambos os pacientes sofriam de esclerose lateral amiotrófica, uma doença que provoca a degeneração progressiva do cérebro e paralisia, impedindo que os comandos cheguem ao braço ou à perna, por exemplo. Contudo, embora o cérebro não consiga mais enviar esses comandos, os pulsos elétricos ainda existem. E foi a partir deles que a tecnologia conseguiu transformar a intenção de mover o cursor em movimento de fato.

Foi instalado no crânio de cada um dos pacientes um pequeno implante, menor que uma moeda, contendo eletrodos capazes de detectar esses pulsos. Assim, bastou os pacientes tentarem fazer o movimento e, por meio de um fio, os sinais do cérebro captados foram enviados ao computador e traduzidos no movimento do cursor.

paralisia-cursor
Foto © Universidade de Stanford

Interações como esta são de grande importância para pacientes com paralisia, já que poder usar um computador significa poder se comunicar, uma das grandes barreiras que estas pessoas enfrentam diariamente. “Uma vez que essas pessoas consigam controlar o cursor de forma intuitiva e com precisão, eles podem usá-lo para outras atividades, como digitar, usar o computador ou qualquer coisa controlada por um cursor“, afirmou Jaimie Henderson, neurocirurgião da Universidade de Stanford.

paralisia-cursor2

Foto © BrainGate2

Via Business Insider

Publicidade


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Xbox anuncia linha inspirada em ‘Mulher Maravilha’ e os modelos são maravilhosos