Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
Em inúmeras situações, a arte surge como um grande agente transformador, catalisando energias em prol de boas causas. É o que acontece atualmente em Detroit, no Estados Unidos, que sofreu com o processo pós-industrial e os êxodos, deixando a população fragilizada socialmente. Com um projeto de reuso do lixo, a cidade tem tomado novos rumos e formas, dando início a um ciclo de vida diferente, artístico e muito mais agradável.
Durante 10 anos, entre 2000 e 2010, a capital de Michigan passou por grandes mudanças, como a ida de cerca de 25% da população para outras cidades. Assim houve o declínio econômico e consequentemente o abandono de casas, fábricas e empresas, que ficaram fadadas a deterioração. Com a economia ruim, a violência e o crime acabaram aumentando, piorando ainda mais o problema.
Mas eis que surge alguém disposto a reverter este cenário. O artista Tyree Garton deu início, em 1986, ao The Heidelberg Project, que ocupava parte de sua vizinhança com objetos e outros itens resgatados do lixo, promovendo o reuso de materiais e a transformação de espaços públicos. A ideia se expandiu então para toda a cidade com a criação de fachadas artísticas nos edifícios, limpeza de terrenos baldios, que se tornaram jardins de arte abertos a população, ampliando as cores e espaços lúdicos.
Como toda boa mudança, houve um impacto positivo na mente das pessoas, que passaram a se envolver na recuperação local e trazer novos ares para Detroit. Um dos grandes resultados positivos é que a principal rua e antigo ponto de tráfico de drogas, a Heidelberg, virou um lugar onde crianças brincam à vontade e pessoas circulam tranquilamente, sem nenhum registro de crime grave. A comunidade carente foi reintegrada às ações artísticas e passou a ter um sentimento de pertença e a lutar pela transformação do local.
O movimento hoje é bem organizado, tem colaboradores fixos, escritório, galeria e artistas residentes. É possível fazer visitas guiadas, participar de palestras, workshops e vários eventos promovidos por eles, mostrando que a arte enfim, venceu, resultando em cores mais bonitas e alegres em cima das marcas pesadas do passado.
Fotos © Wigwam
Foto: Divulgação
*Esse post faz parte da parceria Hypeness e Natura, que criaram um canal especial para incentivar as pessoas a se apropriarem da cidade através da arte e das intervenções urbanas. Veja todos os posts do canal aqui. #urbanorecria #arteurbana
Publicidade
Conheça vjsuave, o duo composto por Ygor Marotta e Cecilia Soloaga, que atualmente é um dos principais nomes da cena...
Definir as angústias e sentimentalidades mais profundas provocadas pela dinâmica da vida moderna não é tarefa...
Confira fotos e vídeos da exposição "Sonho Brasileiro", do Os Gêmeos, que já passou pelo Brasil.
Ampliando estilos e categorias e renovando a arquitetura desde os anos 1950, o japonês Arata Isozaki foi anunciado...
Star Wars é uma franquia que com George Lucas no comando consegue criar novos produtos e ganhar mais dinheiro a cada...
Quando a pequena Honey-Rae nasceu, apresentou dificuldades para respirar e precisou ser transferida com urgência para...
Andy Warhol tinha uma companheira quase inseparável: sua câmera fotográfica. “Uma foto significa que eu sei onde...
A única coisa que a gente não gosta é de passar a semana em branco, não é mesmo? Existem mil motivos pra sair de...
Nascido no Canadá, Andrew Salgado, de 30 anos, é uma jovem promessa da arte contemporânea e impressiona pelas...