Arte

Conheça o Upfest, o maior festival europeu dedicado à arte urbana

por: Brunella Nunes

Em julho deste ano, a cidade de Bristol, na Inglaterra, se transformou num enorme parque de diversões para aqueles com um spray em mãos. Isso porque rolou o Upfest, o maior festival europeu dedicado à arte urbana, reunindo 250 artistas vindos de 25 países para pintar mais de 2 mil m² de paredes em ações de live painting.  

Um grande boom de tinta foi lançado no distrito do Reino Unido, que ganhou muito mais cores a partir de trabalhos do francês Thierry Noir, o brasileiro LM7, a italiana Giusi Tomasello, o georgiano Dr.Love e muitos outros artistas criativos. Dizem que Bristol é ainda a cidade onde Banksy nasceu e deu início à sua arte.

Prédios, telas, muros, tapumes e até mesmo carros foram atacados com as tintas enquanto cerca de 25 mil pessoas circulavam para ver os grafiteiros pintando na área entre Bedminster e Southville. O evento ainda contou com apresentações musicais, oficinas para crianças, venda de quadros e gravuras. Desde o início do festival, em 2008, a organização arrecada fundos para a Nacoa, associação que dá assistência a crianças que tem pais envolvidos em alcoolismo.

Ainda não há informações sobre o festival de 2016, mas como acontece anualmente, é melhor já ir preparando o bolso para ir até Bristol e viver essa experiência. Enquanto isso não acontece, dá uma olhada nas imagens abaixo:

Upfest2

Upfest12_1

Upfest11

Upfest17

Upfest10

Upfest7_1

Upfest16

Upfest15

Upfest13_1

Upfest14

Upfest18

Upfest9

Upfest8

Upfest4

Upfest6

Upfest5

Todas as fotos © Upfest Bristol

*Esse post faz parte da parceria Hypeness e Natura, que criaram um canal especial para incentivar as pessoas a se apropriarem da cidade através da arte e das intervenções urbanas. Veja todos os posts do canal aqui. #urbanorecria #arteurbana

Publicidade


Brunella Nunes
Jornalista por completo e absoluto amor a causa, Brunella vive em São Paulo, essa cidade louca que é palco de boa parte de suas histórias. Tem paixão e formação em artes, além de se interessar por ciência, tecnologia, sustentabilidade e outras cositas más. Escreve sobre inovação, cultura, viagem, comportamento e o que mais der na telha.


X
Próxima notícia Hypeness:
Agenda Hype em casa: ano começa com lançamentos, muita música e arte