Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
A catarata ainda é um problema comum em comunidades mais pobres, onde costuma ser causa frequente de cegueira. Apesar disso, a doença tem cura – mas a um custo de cerca de US$ 500 (R$ 2 mil). Embora o valor possa parecer razoável para a maioria das famílias de classe média, ele ainda é um empecilho para pessoas que vivem em regiões carentes.
É justamente sobre essas pessoas – e sobre uma cura revolucionária da cegueira ocasionada pela catarata – que trata o documentário Open Your Eyes, de 2015. Dirigido pela cineasta Irene Taylor Brodsky, o filme mostra que 90% das pessoas que sofrem com catarata vivem nos países mais pobres do mundo.
Ao acompanhar o casal nepalense Manisara e Durga, o documentário narra a rotina de quem vive junto, mas não se vê há mais de 15 anos. Ambos tiveram sua cegueira ocasionada pela doença. Durante três dias, o diretor acompanha suas vidas e o caminho em busca da cura através de estradas sinuosas.
A esperança está em uma cirurgia desenvolvida por Larry Brilliant e que pode ser feita gratuitamente na cidade de Palpa, no Nepal, por pacientes que não disponham de condições financeiras para pagar. O procedimento é comparado à substituição de papel fotográfico amarelado por um novo. O único porém é que muitas pessoas que convivem com a doença não tem condições físicas de encarar a caminhada até o local da cirurgia – mas Manisara e Durga estarão bem acompanhados nessa jornada em busca da visão.
O trailer emocionante da produção você confere abaixo:
[youtube_sc url=”https://youtu.be/UxYSVvgPEJY”]
Todas as imagens: Reprodução YouTube
Publicidade
Para se tornar um profissional em um esporte ultracompetitivo como futebol americano é preciso se superar. Por isso,...
Ciça Goursand decidiu comemorar seu aniversário de uma forma inusitada. Ela trocou a balada com amigos e o churrasco...
Há dois anos, após passar por uma crise de coluna, a norte-americana Anna Pesce, hoje com 87 anos, foi apresentada à...
Era pra ser mais um treino normal de corrida para jovem Kelly Heron, moradora de Seattle, nos Estados Unidos. Era pra...
Se a permanência que as tatuagens possuem é um dos aspectos mais interessantes dessa arte, como uma maneira profunda...
Publicado há dois dias no canal do Youtube do coletivo A Thing By, um vídeo produzido colaborativamente traz...
Infelizmente, o mundo está repleto de maldade e, na maioria das vezes, as vítimas são os seres mais inofensivos...
Evanui Manuia, uma garotinha de apenas 4 anos, tem feito sucesso com suas fotos no Instagram. Com traços bem parecidos...
Quem estiver por Londres e encontrar um livro esquecido pelas escadas rolantes, bancos ou em guichês do underground...