Arte

Muro contra a discriminação é coberto por 15 mil origamis e forma intervenção artística incrível na Romênia

por: Brunella Nunes

As cidades se transformam por meio da arte e para a nossa sorte, as grandes ideias acabam percorrendo o mundo todo. Na cidade de Cluj-Napoca, na Romênia, uma intervenção artística tem chamado a atenção: um muro coberto por 15 mil origamis, que tem como propósito aumentar a conscientização contra a discriminação.

Anualmente, acontece a eleição da Capital Europeia da Juventude, na qual 49 países da Europa almejam a busca de suporte para jovens e organizações de juventude que participem ativamente na mudança da sociedade, através de um processo de desenvolvimento urbano sustentável, responsável e inclusivo.

Como dever, no 15º dia de cada mês a eleita do ano precisa organizar um evento que envie uma mensagem por meio de ações simples. Na ocasião, a cidade romena escolheu o movimento global “Sem Discurso de Ódio”, focado em reduzir os níveis de aceitação de discursos de ódio, discriminação e intolerância.

A opção resultou na decoração das paredes com as flores de papel, feitas por voluntários em 750 horas de trabalho e coladas em cerca de 14 horas. No início do ano, a intervenção escolhida foi decorar todos os transportes da cidade com citações de autores contemporâneos e clássicos.

origamis romenia

origamis romenia2

origamis romenia3

origamis romenia4

origamis romenia5

origamis romenia6

origamis romenia7

origamis romenia8

origamis romenia10

origamis romenia11

Todas as fotos via

*Esse post faz parte da parceria Hypeness e Natura, que criaram um canal especial para incentivar as pessoas a se apropriarem da cidade através da arte e das intervenções urbanas. Veja todos os posts do canal aqui. #urbanorecria #arteurbana

Publicidade


Brunella Nunes
Jornalista por completo e absoluto amor a causa, Brunella vive em São Paulo, essa cidade louca que é palco de boa parte de suas histórias. Tem paixão e formação em artes, além de se interessar por ciência, tecnologia, sustentabilidade e outras cositas más. Escreve sobre inovação, cultura, viagem, comportamento e o que mais der na telha.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
‘Bebê Yoda’ enlouqueceu a internet. Mas, afinal, do que se trata?