Inspiração

Novo exame de sangue poderia detectar câncer de mama 5 anos antes do seu desenvolvimento

por: Redação Hypeness

Publicidade Anuncie

O câncer de mama mata mais de meio milhão de mulheres todos os anos e um dos principais fatores que causam o óbito é o diagnóstico tardio da doença, que torna a cura mais difícil. Mas no que depender de pesquisadores da Universidade de Copenhagen, na Dinamarca, isso está prestes a mudar.

Hoje, além do auto-exame preventivo, as mulheres podem identificar os primeiros sinais do câncer por meio de mamografias e exames de ultrassom. Contudo, além de serem exames caros e que dificilmente estão disponível à população menos abastada, esses métodos garantem no máximo 75% de precisão. Há nada menos que vinte anos, esses pesquisadores vêm buscando uma forma de identificar no sangue mudanças que estejam relacionadas à presença do câncer no organismo. E a boa notícia é que eles conseguiram.

Ao analisar o sangue de centenas de voluntárias durante todo esse tempo, os pesquisadores conseguiram criar uma espécie de perfil metabólico das pacientes, conseguindo detectar mudanças químicas relacionadas à presença do câncer de mama. Os exames de sangue podem nos dizer muito mais do que imaginamos, tanto que esse conceito já está sendo usado por pesquisadores de Harvard para tentar prever o desenvolvimento de outras doenças, como a leucemia e o linfoma.

BK6ANJ

A equipe formada por pesquisadores da Universidade de Copenhague conseguiu criar um simples exame de sangue capaz de prever a existência de câncer 5 anos antes do seu desenvolvimento. E o melhor de tudo: com 80% de probabilidade de acerto, o que é uma melhoria comparado com a habitual mamografia, que detecta com menos exatidão e apenas após o desenvolvimento da doença.

Publicidade

Além disso, as mamografias têm se revelado insuficientes, já que no ano passado, só no Reino Unido, mais de 2 mil mulheres não conseguiram identificar a doença através desse exame. O diagnóstico precoce é importantíssimo na luta contra todas essas doenças e, especificamente no caso do câncer de mama, estima-se que o câncer tratado no estágio 2 tem de 93% a 100% de chances de cura, enquanto que para a doença no estágio 4, esse número cai para meros 22%.

CC9897

Lung cancer cell division, SEM...Lung cancer cell division. Coloured scanning electron micrograph (SEM) of a lung cancer cell during cell division (cytokinesis). The two daughter cells remain temporarily joined by a cytoplasmic bridge (centre). Cancer cells divide rapidly in a chaotic, uncontrolled manner. They may clump to form tumours, which invade and destroy surrounding tissues. Lung cancer is often associated with smoking tobacco and exposure to industrial air pollutants. It causes a cough and chest pain and may spread to other areas of the body. Treatment includes removal of affected parts of the lung, with radiotherapy and chemotherapy. Magnification unknown.

Imagens via The Telegraph

Foto CC Paul Falardeau

[Via The Telegraph]

Publicidade Anuncie


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.


X
Próxima notícia Hypeness:
Prestes a estrear programa sobre NBA na TV, modelo que perdeu perna em acidente cita determinação