Empreendedorismo

Jovem brasileiro cria aplicativo para denunciar violência sexual em transporte público

por: Redação Hypeness

As mulheres andam com medo o tempo todo e até um singelo “oi” pode causar insegurança. Nesta situação vulnerável, é importante criar meios para evitar a propagação do assédio e a ocorrência de abusos. O aplicativo Help Me surge como um meio de denúncia rápida e prática dentro de São Paulo, especialmente em transporte público.

Desenvolvido pelo jovem de 26 anos Renato Sanches, o app foi pensado especialmente para situações de urgência, já que fica difícil fazer alguma coisa na hora do ato. Por meio da ferramenta, é possível enviar mensagens de texto diretamente para a central de metrô ou trem, fazendo a denúncia de forma mais rápida.

Clicando em SMS Urgente, irá acionar o envio da mensagem Estou sofrendo abuso!“; a outra opção é o SMS detalhado, no qual se enviam informações adicionais, como a roupa do abusador, a linha do trem, estação, etc. Se quiser chamar a atenção dos outros passageiros, basta fazer soar uma sirene no celular, o que pode inibir o abuso e a chamada “mão boba“, que de boba não tem nada.

Caso homens passem pelo mesmo tipo de situação, também podem utilizar o aplicativo. Vandalismo, assalto, comércio ambulante e outros incômodos também podem ser notificados. Por enquanto, o download é válido para celulares com sistema  iOS (a partir do 8.2) e Android.

app-helpme

apphelp-me

apphelp-me2

app-helpme6

Todas as fotos: Reprodução

Publicidade


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.


X
Próxima notícia Hypeness:
Esta dica de trabalho remoto vai tornar suas reuniões virtuais mais produtivas