Empreendedorismo

Sentindo na pele as dificuldades de se locomover, francesa cria “Uber” para cadeirantes

Bruna Rasmussen - 07/10/2015 às 06:30 | Atualizada em 07/10/2015 às 09:18

Alugar um carro é tarefa fácil, mas quando você é cadeirante e precisa de um veículo adaptado, a história é outra. Além de difíceis de serem encontrados em locadoras comuns, a diária de carros especiais pode custar caro. A francesa Charlotte de Vilmorin sentiu isso na pele quando viajou para a Flórida, nos EUA, e precisou dispor de uma boa quantia para locar um veículo. De volta à França, agora ela quer facilitar a vida dos cadeirantes com um serviço de compartilhamento de carros adaptados.

Tendo como base a economia colaborativa, em que pessoas se conectam por meio de serviços online para emprestar ou alugar seus objetos, o Wheeliz permite que cadeirantes proprietários de carros especiais os disponibilizem para aluguel por hora, dia ou semana. Diferente do Uber, o sistema ainda não conta com motorista, ficando a direção por conta do acompanhante.

Eu realmente acredito que existe uma oportunidade para a economia e o consumo colaborativos, o que pode tornar a mobilidade mais acessível para os cadeirantes“, afirma Charlotte. Ela menciona ainda o quanto é difícil a locomoção de pessoas que dependem de cadeiras de rodas em grandes centros urbanos: o transporte público raramente é acessível e encontrar um táxi adaptado é como tentar a sorte na loteria. O serviço já dispõe de 120 carros cadastrados e mais de 900 usuários registrados em diversas cidades da França.

E o mundo já ficou um pouquinho menos injusto:

TO GO WITH AN AFP STORY BY PASCALE JUILLIARD Charlotte de Vilmorin poses on April 28, 2015 in Paris. Faced with the reality from an early age, and especially when she entered the workforce, that transportation for a disabled person was not easy, Charlotte de Vilmorin, 25-years-old, has just launched a web site "wheeliz.com" that specialises in the renting of vehicles adapted for disabled people, between private individuals. AFP PHOTO / STEPHANE DE SAKUTIN        (Photo credit should read STEPHANE DE SAKUTIN/AFP/Getty Images)

Foto © Stephane de Sakutini/AFP

wheeliz2

wheeliz3

wheeliz5

wheeliz6

Fotos © Wheeliz

Publicidade


Bruna Rasmussen
Bruna escreve para a internet desde 2008 e tem paixão por consumir informação e descobrir coisas. Adora gatos, inovação e é curitibana – fala “duas vinas”, mas dá “bom dia” no elevador.

Canais Especiais Hypeness