Fotografia

Série perturbadora mostra o que realmente estamos comendo

por: Redação Hypeness

Publicidade Anuncie

Comer é muito bom, mas você realmente sabe o que está consumindo? Complicado saber quando a indústria quer mais é esconder o processo por trás da comida que chega à mesa. Numa série perturbadora e chocante, o fotógrafo Peter Augustus mostra aquilo que realmente é matéria-prima antes de ser transformado (ou seria maquiado?) num alimento “saboroso” e de aspecto suculento. 

O norte-americano confronta a nossa desconexão com o que consumimos a partir de uma atitude bem simples: substituir o produto final pelo produto inicial. Por exemplo, o hambúrguer de porco é trocado pelo focinho do animal, enquanto pés de galinha são colocados junto a uma porção de nuggets, que aliás, é um dos produtos mais processados do mercado.

Há dois anos, Augustus se mudou para Hong Kong e lá convive com inúmeros açougues por todos os cantos. As carnes de todos os tipos penduradas mostram explicitamente as partes dos animais abatidos e assim surgiu a inspiração para o projeto Mystery Meat (“Carne Misteriosa”, em português). Assim, pretende mostrar por meio de suas fotografias o que é, de fato, uma salsicha, um nuggett e outros tipos de processados.

A ideia central não é causar repúdio e sim alertar as pessoas a estarem ligadas no que consomem, conhecer as origens dos alimentos antes de fazerem suas escolhas, mesmo aquelas que optam por comer carne. Estar consciente do que se come é fundamental para entender o seu corpo, seu estilo de vida e os meios pelos quais a comida chega até você (por isso, citamos o trabalho do artista nesta Matéria Especial Hypeness).

Vejas as imagens:

Hambúrguer de porco

peter-augustus4

Nuggets

peter-augustus3

BLT

peter-augustus2

Hot Dog

peter-augustus

 Todas as fotos © Peter Augustus

Publicidade Anuncie


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Fotógrafa cria ensaio imaginando o mundo em plena falta d’água