Fotografia

Universidade revela fotos raras do período da Grande Depressão e II Guerra Mundial

por: Redação Hypeness

A Universidade de Yale revelou 170 mil fotos que foram mantidas e catalogadas pela Biblioteca do Congresso que retratam o período da Grande Depressão e a II Guerra Mundial pelas lentes de fotógrafos renomados como Arthur Rothstein, Walker Evans e Dorothea Lange.

O arquivo aborda o período de 1935 a 1945 nos Estados Unidos inteiro. Esses fotógrafos foram convocados pela administração do New Deal durante a Grande Depressão a fim de registrar o desfalcado cenário econômico em que o país atravessava, e sob a Farm Security Administration / Escritório de Informação de Guerra, onde os fotógrafos viajaram de leste a oeste para registrar os rumores da guerra e os aspectos culturais e visuais daqueles anos.

Para que toda essa informação fosse acessível ao público, a Universidade desenvolveu a plataforma Photogrammar. Lá, é possível acessar as 170 mil fotos organizadas por ano, tema e região, através de um mapa interativo e uma linha do tempo. As imagens possuem informações precisas como descrição da foto, autoria, data da captura, local e temas relacionados.

Veja abaixo uma pequena amostra desse arquivo e não deixe de perder algumas horas (ou dias, quem sabe) acessando o Photogrammar. Boa viagem ao passado!

guerra1

guerra2

guerra3

guerra4

guerra5

guerra6

guerra7

guerra8

guerra9

guerra10

guerra11

guerra12

guerra13

guerra14

guerra15

guerra16

guerra17

Todas as imagens via Photogrammar

Publicidade


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Fotógrafo viaja há anos para registrar as mais belas bibliotecas do mundo