Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
Certamente você já ouviu histórias de gente com muito poucos recursos e que, com um esforço e superação incríveis, conseguiu atingir seus objetivos. Dessas que te dão vontade de seguir em frente quando você estava pensando em desistir. Antônia Maria Faleiros tem uma dessas histórias de superação.
A mineira nascida em Serra Azul (MG) de empregada doméstica conseguiu se tornar uma juíza estudando com livros que encontrava no lixo.
Filha mais velha e com 5 irmãos, Antônia trabalhou aos 12 anos em um canavial no interior de Minas Gerais. Uma menina esforçada, sempre fazia questão de ler o que via pela frente. Segundo ela, no “acampamento” do canavial, acendia uma lamparina em uma cabana para ficar lendo até tarde da noite.
E, paralelo a esse emprego, Antônia conseguiu se formar no ginásio e fazer magistério. Tudo isso até os 17 anos, quando foi para Belo Horizonte para ser empregada doméstica.
Na capital mineira, Antônia enfrentou muito perigo: dormir oito meses em um ponto de ônibus, por não ter onde passar a noite. “Eu não podia dormir na casa da patroa. Então dizia para ela que eu morava com uma tia em um bairro distante e para minha mãe que morava com a patroa”, conta Antônia.
Durante esse tempo, ela se inscreveu para um concurso de oficial de justiça no Tribunal de Justiça de Minas Gerais. Como não tinha dinheiro para comprar o material de estudos, Antônia pegava do lixo folhas borradas de um mimeógrafo que fazia apostilas de um cursinho preparatório. O mais incrível: ela ficou em terceiro lugar do concurso.
Depois dessa vitória, a então oficial de justiça foi estudar direito na Universidade e se tornou juíza. “Eu rompi uma barreira”, diz Antônia. “Gosto de contar essa história para reafirmar: a filha de uma dona de casa simples e de um trabalhador rural pode sim alcançar o que quer. Todos nós podemos”, completa.
Todas as fotos: Reprodução
Publicidade
As fotografias eternizam grandes momentos, sejam eles tristes ou felizes, calmos ou chocantes. O prêmio...
Enquanto algumas pessoas planejam exatamente como querem que seja sua família, quantos filhos querem ter e com que...
Conhecer a distante e estonteante Austrália é o sonho de muita gente – quanto mais poder viver e estudar por lá....
Em uma cultura diferente da nossa, fica muito fácil cometer gafes que sequer passam pela nossa cabeça. Muitas vezes,...
Toda semana tem um monte de evento maravilhoso rolando nesse Brasilzão de méo deos e a gente resolveu fazer uma...
Você já teve vontade de dar a volta ao mundo? Na obra de Júlio Verne, Phileas Fogg e seu criado levaram 80 dias para...
A primavera chegou para muitos países. As ruas, parques e jardins ficam mais coloridos e alguns quase...
Se você está reclamando que o Carnaval nem acabou e já estão falando da Páscoa, com certeza vai mudar de ideia....
Há alguns anos, a blogueira norte-americana Nina Nelson teve uma ideia curiosa: venderia sua casa, boa parte de seus...