Sustentabilidade

A máquina que está trocando lixo reciclável por viagens de transporte público no Rio de Janeiro

09 • 11 • 2015 às 07:18
Atualizada em 09 • 11 • 2015 às 07:26
Redação Hypeness
Redação Hypeness Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Os cariocas têm agora mais um bom motivo para praticar a reciclagem. Isso porque os usuários do transporte público da Zona Oeste do Rio de Janeiro podem ganhar um cartão RioCard com a troca de cinco embalagens recicláveis no Terminal Alvorada, na Barra da Tijuca. Sim, o lixo está ficando mais valioso do que você pensava.

A ideia é parte do projeto piloto Mobilidade Reciclada, de João Guilherme Rosa, e foi idealizada através da plataforma Benfeitoria, que incentiva o financiamento coletivo. Este foi o grande vencedor entre as mais de 1,6 mil propostas entre 2013 e 2014, que agora faz parte plataforma de soluções colaborativas Rio+.

A máquina de troca foram instaladas em outubro e segue em funcionamento para os usuários garantirem passagens de ônibus. Para utilizá-la, basta inserir seu CPF e depositar as embalagens, que podem variar entre latas, garrafas PETs e outras que sejam recicláveis. Assim, recebem um bilhete unitário do BRT (R$ 3,40) e ao devolvê-lo, recebe mais R$ 1. São dois resgastes por dia para cada pessoa.

O funcionamento da máquina é das 7h às 19h em dias úteis, até 19 de novembro. O material depositado será recolhido e encaminhado para a Doe Seu Lixo, instituto de coleta seletiva e reciclagem.

Mobilidade-Reciclada3

Mobilidade Reciclada

Mobilidade Reciclada4

Todas as fotos: Reprodução

Publicidade

Canais Especiais Hypeness