Quantas vezes você visitou aquela praça que fica próximo da sua casa? Será que dá para lembrar qual foi a última vez que aproveitou esses espaços verdes como deveria? O Movimento Boa Praça busca resgatar esse senso de comunidade promovido pelas praças, em São Paulo.
“O movimento Boa Praça começou com um pedido da minha filha – ela quis fazer o aniversário dela nessa praça que fica perto da minha casa. Fui atrás da prefeitura, fui atrás dos moradores do entorno da praça e as pessoas foram gostando da ideia“, conta Cecília, idealizadora do projeto.
Hoje, o movimento promove piqueniques comunitários, atividades culturais e recreativas, além de projetos de recuperação de quatro praças localizadas nos bairros da Lapa e Pinheiros. Mais do que causar uma transformação apenas no espaço, a ideia busca também transformar o cidadão que convive ali. Para isso, mais de 50 piqueniques comunitários já foram realizados e até uma nova praça foi criada: a Antônio Resk, que conta também com uma horta comunitária para os moradores da região.
Dá o play para saber mais sobre a iniciativa:
[youtube_sc url=”https://youtu.be/NQR5akdrpoU”]
O vídeo acima faz parte da websérie Espécies da Mata Atlântica, lançada pela SOS Mata Atlântica, que apresenta a história de pessoas que fazem a diferença para melhorar as condições do nosso planeta. Já falamos aqui sobre o primeiro episódio da série, que conta a história do Rafael, que contribui para a monitoria e limpeza das águas dos rios. Outro episódio mostra a iniciativa do Pedro, que está ajudando a manter viva a maior floresta urbana do mundo.
Todos os vídeos da série estão disponíveis no site GPS Mata Atlântica, onde você também pode enviar vídeos, fotos e textos contando qual é a sua causa e inspirar outras pessoas a contribuir com o meio ambiente. Participa lá mandando a sua história.







Todos as fotos: Reprodução Youtube
