Inovação

Como o seu celular pode ajudar na busca pela cura do câncer enquanto você dorme

12 • 11 • 2015 às 07:42
Atualizada em 12 • 11 • 2015 às 08:22
Redação Hypeness
Redação Hypeness Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Grandes pesquisas científicas costumam exigir o processamento de uma enorme quantidade de dados e, por isso, dependem de computadores super potentes que, apesar de oferecerem uma ampla capacidade de processamento, nem sempre são rápidos o suficiente. Sabe quando você tenta passar uma pasta de 20 GB com as fotos das suas férias para um pendrive e a operação demora horas a fio? No caso de pesquisas, os computadores podem levar dias, meses e até anos.

Mas quando a tarefa é quebrada em micro pedacinhos e distribuída para outros computadores, criando uma rede, esse tempo diminui. E foi por isso que o aplicativo DreamLab foi lançado. Gratuito e disponível para Android, o app permite que você disponibilize a capacidade de processamento do seu smartphone para ajudar em pesquisas que buscam a cura do câncer enquanto o aparelho não é usado – enquanto você dorme!

Para usar o app, basta fazer o download, escolher qual tipo de câncer você quer ajudar a curar e a quantidade de banda de dados de internet você está disposto a emprestar durante o processamento. Feito isso, o app logo começa a usar seu dispositivo para resolver pequenas equações do problema e envia a uma central o resultado.

dream-lab2

A ideia vem de uma parceria entre o Instituto Garvan, da Austrália, e a fundação Vodafone. Estima-se que para cada mil smartphones conectados no app, os dados da pesquisa possam ser processados trinta vezes mais rapidamente. “Seu smartphone é pequeno, mas é um poderoso computador. Quando ele está inativo – como quando você dorme – esse poder permanece inexplorado. O DreamLab coloca esse poder para trabalhar ajudando a tornar pesquisas de câncer mais ágeis. Quando está conectado à tomada e completamente carregado, cada smartphone recebe um pequeno problema de pesquisa, processa isso e envia de volta o resultado para a equipe da Garvan“, explicaram os criadores.

Às vezes, pra ajudar a gente nem precisa levantar do sofá.

[youtube_sc url=”https://www.youtube.com/watch?v=Y7pU8XOqORs”]

dream-lab

dream-lab4

dream-lab5

Todas as imagens © DreamLab

Publicidade

Canais Especiais Hypeness