Inovação

Pesquisadores descobrem como uma planta brasileira pode ser a cura para asma

por: Redação Hypeness

A asma é uma doença inflamatória crônica das vias aéreas, desencadeada muitas vezes por processos alérgicos. Em meio a diversos tratamentos ineficazes, uma planta chamada Milona parece estar apontando a solução para este problema.

Nativa do semiárido, a Milona está sob análise de pesquisadores da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) há mais de 30 anos, no Instituto de Pesquisa em Fármacos e Medicamentos, conhecido como Hiperfarma. “A Milona é capaz de regenerar os tecidos pulmonares. Assim, ela age nos sintomas, desinflamando e a pessoa pode até deixar de ser asmático”, contou Rui Macedo, diretor do Hiperfarma.

A curiosidade de interesse científico surgiu devido ao uso popular da raiz da planta, consumida por moradores da região do interior da Paraíba, como tratamento da asma e outras doenças respiratórias.

CIMG3688

O extrato da Milona já foi testado em animais, como determina a Anvisa, Agência Nacional de Vigilância Sanitária, e os resultados mostraram que a planta foi eficaz não só em tratar os pacientes com asma, mas também no combate às úlceras gástricas e depressãoSegundo matéria, a Milona começará a ser testada em pacientes com asma, em forma de xarope para as crianças, e em cápsulas para os adultos, para finalmente ser vendida nas farmácias.

Rui comenta: “Já é algo que a medicina popular utiliza para tratar doenças. Por isso, a gente já sabe se tem uso farmacêutico, com isso, o tempo da pesquisa será reduzido em comparação com os sintéticos”.

Espera-se que até 2020 esta solução chegue ao mercado. Embora não reconhecida como planta medicinal pela Anvisa, outra alternativa eficaz e já praticada é a ingestão da planta através de sua infusão, tomando-a como um chá.

Imagens via Plantas Medicinais, Tudo sobre plantas e Allen County Health

Publicidade


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Na Suécia, McDonald’s viram postos de carregamento para carros elétricos