Inovação

Conheça a cidade em que cada morador tem sua horta

por: Bruna Rasmussen

Guerras são devastadoras, mas como tudo, têm seu lado positivo. Se a Primeira Guerra Mundial deixou a Suíça – e a Europa de modo geral – com escassez de alimentos, essa foi a chance que os moradores de Les Avanchets, em Genebra, tiveram de se unir para praticar a agricultura urbana.

Na época, segundo o fotógrafo e ambientalista Yann Arthus-Bertrand, centenas de loteamentos de terra foram doados pelo governo para que trabalhadores pudessem reconstruir suas vidas e auxiliar na alimentação dos cidadãos. As cidades cresceram, mas as hortas permaneceram.

Assim, na região cada morador tem seu jardim, em que planta seus vegetais e frutas favoritas. O interessante é que a dieta não se restringe ao que nasce no quintal, já que os vizinhos têm o hábito de compartilhar a produção e trocar alimentos orgânicos.

les-avanchets

Estima-se que na Suíça existam mais de 50 mil hectares de hortas urbanas e o conceito de jardinagem comunitária é cada vez mais relevante entre os habitantes, promovendo a alimentação saudável e barata.

les-avanchets3

les-avanchets4

les-avanchets4

les-avanchets2

Todas as fotos © Yann Arthus-Bertrand

Publicidade


Bruna Rasmussen
Bruna escreve para a internet desde 2008 e tem paixão por consumir informação e descobrir coisas. Adora gatos, inovação e é curitibana – fala “duas vinas”, mas dá “bom dia” no elevador.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Pôster assustador faz Drácula desaparecer quando você olha para o espelho