Sustentabilidade

Brasileiro cria sistema natural que transforma esgoto em água residual limpa

por: Redação Hypeness

O engenheiro ambiental Jonas Rodrigo dos Santos desenvolveu um sistema natural para tratamento de esgotos em áreas rurais capaz de devolver aos mananciais água residual limpa.

Através deste tratamento, os riachos, córregos e alagados deixam de ser contaminados. O processo eficaz é bem simples, feito por uma filtragem e raízes de plantas como taiobas e bananeiras.

A técnica foi aplicada em Capanema, no Paraná. Lá, todos os dejetos animais de uma criação de 12 porcos, e esgotos domésticos, que eram antes despejados numa fossa, foram destinados a uma central de tratamento, onde os resíduos passam por cinco etapas de limpeza: fossa séptica, tanque de zona de raízes, filtro de pedras grossas, filtro de pedra britada, filtro de pedrisco e carvão ativado.

esgoto1

A água residual resultante deste tratamento possui alta qualidade, com apenas 170 miligramas por litro de material sólido. Os resultados positivos também se referem às quantidades de fósforo, amônia e coliformes termotolerantes.

O sucesso deste projeto fez com que o projeto de Jonas ganhasse um prêmio concedido pela Agência Nacional de Águas (ANA). Para saber mais sobre esse tipo de tratamento, leia a monografia de Jonas, apresentada na conclusão do seu curso de Engenharia Ambiental: “Tratamento de esgoto doméstico associado a dejetos suínos por meio de zona de raízes”.

esgoto2

esgoto3

esgoto4

esgoto5

Todas as imagens via Eco D

Publicidade


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Animal marinho que viralizou ao ser resgatado morre após engolir pedaços de plástico