Inovação

EUA liberam novo remédio contra um dos tipos de câncer que mais mata no Brasil

por: Redação Hypeness

O câncer de pâncreas é considerado um dos tipos mais letais da doença entre os brasileiros, sendo que os tratamentos existentes nem sempre são efetivos. Agora, um remédio inovador que acaba de ser aprovado nos Estados Unidos e deve começar a ser vendido nas próximas semanas promete impedir o avanço do tumor.

Os estudos foram comandados pela Merrimack Pharmaceuticals e incluíram diversos parceiros ao redor do mundo para testar a droga. Entre eles, o Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA), onde o medicamento apresentou resultados animadores. Para se ter uma ideia, após 12 semanas de uso, 57% dos pacientes tratados com a nova droga continuavam vivos, contra 26% dos que permaneceram recebendo o tratamento convencional.

Batizado cientificamente de MM-398, o medicamento representa uma maneira mais inteligente de usar a quimioterapia, tendo sido desenvolvido para romper com uma barreira celular formada pelo tumor cancerígeno, já que a doença é responsável também pela formação de células fibrosas em volta do tumor. Com a ajuda da nanotecnologia, o tratamento usa uma espécie de bolinha onde são colocadas partículas do medicamento. É dentro dessa esfera que o remédio entra na circulação, sendo liberado apenas próximo ao tumor.

Apesar dos avanços, ainda não há prazo para que o medicamento seja liberado no Brasil – antes disso, a substância ainda precisa ser encaminhada para registro na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

pancreas1

Foto: Shutterstock.

Publicidade


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Mãe instala muro transparente para que filhos e vizinho possam voltar a brincar juntos