Fotografia

Fotógrafa passa 3 anos em hospital psiquiátrico para mostrar o lado sensível dos doentes

por: Redação Hypeness

Geralmente esperamos de um ensaio fotográfico em uma instituição psiquiátrica que ele seja bastante forte e intenso e as fotos registradas pela francesa Marylise Vigneau não são diferentes, exceto por um detalhe: a habilidade em explorar o lado mais sensível das pessoas que sofrem com distúrbios psiquiátricos.

A série criada por ela ganhou o nome de “Hercules told me to stay in America“, frase que ouviu da boca de um dos pacientes que fotografou na Instituição Psiquiátrica de Lahore, no Paquistão. Outros dizeres que demonstram a poesia existente entre os pacientes e que ela não perdeu a oportunidade de registrar foram frases como: “a última passa de um cigarro é melhor do que mil beijos de uma virgem” ou “eu compreendi o sentido da vida: desfrutar, desfrutar“.

paquistao2

Durante três anos ela esteve no local registrando o dia-a-dia dos internos. A fotógrafa conta que inicialmente todos diziam que a experiência seria horrível, já que as pessoas lá são “doidas” ou “violentas”. Mas o que ela encontrou foi exatamente o oposto: pessoas extremamente sensíveis, em busca de amor e atenção. Ela conta que costumava brincar de bolinha de sabão e cantar junto aos internos.

Marylise viveu no Paquistão e no Cambodja, locais onde desenvolveu projetos fotográficos mais longos. Mesmo assim, ela sabe exatamente onde gostaria de estar se passasse mais tempo no país: “Preferia ficar com eles do que presa numa casa como uma ‘menina’ de uma família conservadora“, conta ela.

E as fotos abaixo tornam simples entender o porquê:

paquistao1

paquistao3

paquistao4

paquistao5

paquistao6

paquistao7

paquistao8

paquistao9

paquistao10

paquistao11

paquistao12

paquistao13

paquistao14

Todas as fotos © Marylise Vigneau

Publicidade


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Ensaio eterniza amor de casal junto desde a década de 1930